icon-plus
Postado em 25/01/2012 - 10:59
Misticismo e glamour
Alexandre Herchcovitch homenageia a cultura dos judeus hassídicos em desfile sóbrio e inovador
Juliana Monachesi

O primeiro modelo a entrar na passarela triangular do desfile Outono/Inverno 2012 masculino de Alexandre Herchcovitch na terça 24 trajava rekel (casaco longo) de lã, gartel (cinto com franjas) branco e shtreimel (chapéu de pele sintética). Ao som de Oy Division, banda folk de Israel que interpreta canções em iídiche, o rabino fashion envergava também uma calça preta de comprimento médio que terminava com um elástico pouco abaixo do joelho, anunciando a primeira das inovações na cultura contemporânea da moda que o estilista paulistano, de ascendência judaico-polonesa, propôs nesta SPFW.

Herchcovitch-post02
(Foto: Divulgação/Agência Fotosite)

Neste e nos cinco looks seguintes, um detalhe não deixava dúvida: o par de luvas brancas de couro, com listras pretas apenas na luva da mão esquerda, assim como a camisa branca de manga comprida, com listras pretas na manga da esquerda, remetem ao tefilin de mão, acessório de couro utilizado por judeus hassídicos, durante as preces da manhã em dias de semana, para prender no braço uma pequena caixa de couro que contém um pergaminho com trechos da Torá. Na tradição hassídica (dos judeus ortodoxos do Leste Europeu), o uso do tefilin ajuda a atingir um alinhamento espiritual entre mente, coração e corpo, unificando os pensamentos, os sentimentos e as ações em direção a um poder maior que todos os três.

Marc-chagallHerchcovitch-post01

Pintura de Marc Chagall (1923) retrata um judeu ortodoxo orando com o tefilin de mão, e outro de cabeça, e look de Alexandre Herchcovitch (Fotos The Art Institute of Chicago e Raphael Mesquita/Photo Rio News, via Ego.)

A luva e a manga comprida listrada citam a referência conceitual da coleção -a indumentária hassídica-, e também marcam a assimetria das silhuetas, outra aposta de Herchcovitch para o inverno 2012. A homenagem se desdobrou, ao longo do desfile, em peças com padronagem criada a partir da replicação de estrelas de David – calças, casacos e gartel – e também pela aposta nas listras de diferentes larguras em branco com variações de azul, uma evidente alusão à bandeira de Israel, ou então com preto, remetendo aos talits (xales com franjas) branco-e-pretos.

Herchcovitch-post03
Penúltimo look do desfile masculino Inverno2012 de Herchcovitch retoma o shtreimel e o talit, agora com casaco doudoune por cima (foto: divulgação/Agência Fotosite)

(Crédito das fotos da galeria: dípticos fotográficos, do site portaisdamoda, e polípticos finais, do site
modaparahomens )

Tags  
alexandre herchcovitch   moda   spfw