Moda e arte em Bogotá

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 01/12/2015

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

No embalo do imbroglio sobre o plágio francês de artesanato típico mexicano, Instituto de Visión abre exposição TXT em Bogotá

Captura De Tela 2015-12-01 Às 12.17.16

Legenda: Imagem de arquivo de Marlene Hoffman, uma das artistas incluídas na mostra

Em junho deste ano, a estilista francesa Isabel Marant exibiu em sua coleção outono-inverno uma blusa inspirada no artesanato típico das índias Mixe, que vivem em Santa Maria Tlahuitoltepec (Oaxaca, no sul do México). Quer dizer, a “inspiração” logo ganhou acusação de plágio, e não sem razão. 

Com padronagem idêntica à das blusas confeccionadas e bordadas pelas índias de Oaxaca, a peça logo virou alvo de polêmica, embora a estilista francesa assumisse a “influência” da estamparia Mixe. Na metade de novembro, uma notícia botou lenha na fogueira: Isabel Marant, junto com a grife francesa Antik Batik, teria entrado com um processo de registro de patente da estampa, o que obrigaria as artesãs a pagar para usar a padronagem e o bordado que elas mesmas criaram e desenvolveram ao longo de séculos. Marant logo se apressou em desmentir o boato pelas redes sociais, mas a história não pegou nada bem para ela. 

Tlahui 0133 Cópia

Legenda: Da esq. para a dir., artesão da tribo mexicana Mixe veste blusa típica, na versão “plagiada” por Isabel Marant 

Além de gerar debate em âmbito internacional sobre a questão de direitos autorais, o assunto está rendendo inclusive em outras áreas, como as artes visuais. O Instituto de Visión, galeria e espaço de pesquisa e difusão artística sediado em Bogotá (Colômbia), abriu no último sábado (28 de novembro) a mostra TXT. Como o título sugere, a exposição investiga as imbricações entre arte contemporânea e tradição têxtil, “sem deixar de lado as implicações sócio-políticas que circundam assuntos como o uso do corpo e o vestir”. 

Fazem parte da mostra trabalhos dos artistas Pia Camil, Carolina Caycedo, Alejandro García & Josée Pedneault, Claudia Hakim, Marlene Hoffmann, Engel Leonardo, Laura Laurens, Luz Ángela Lizarazo, Bubu Negrón, Edgar Orlaineta, Aurora Pellizzi e Luigi Presicce.  

Captura De Tela 2015-12-01 Às 14.52.53

Legenda: Trabalhos da série sem título (2013) de Alejandro García & Josée Pedneault

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.