Moda e conceito no Masp

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 22/10/2015

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

Museu abre nesta quinta, 22/10, mostras com dois importantes recortes de seu acervo: obras de León Ferrari e os vestidos da Rhodia criados por artistas, como Hércules Barsotti (foto)

Leon Ferrari 1

Legenda: Autopista del Sur, 1981, matriz para heliografia de León Ferrari doada pelo próprio artista ao acervo do Masp

O Masp abre nesta quinta, 22 de outubro, duas mostras com importantes recortes de sua coleção: as obras de León Ferrari e os vestidos da Rhodia. León Ferrari: Entre Ditaduras faz um recorte do conjunto de obras doadas ao museu pelo próprio artista em 1991.

A maioria dos trabalhos foi produzida em São Paulo, onde Ferrari viveu exilado por quinze anos. O artista chegou à capital paulista em 1976, fugindo de Buenos Aires no auge da “guerra sucia” (guerra suja) que devastou a Argentina e causou consequências fatais ao artista, que teve o filho assassinado nesse período.

A mostra reúne mais de noventa obras que fazem referência aos regimes ditatoriais da América do Sul e questionam a forma repressiva com que exerciam o controle sobre a população, regulando estritamente todos os aspectos da vida cotidiana.

Hercules Barsotti_vestido De Noite

Legenda: Vestido criado por Hércules Barsotti para a Rhodia

Já a exposição Arte na Moda: Coleção MASP Rhodia traz o conjunto completo da coleção MASP Rhodia, doada em 1972 ao museu. Ela é composta por 78 peças criadas nos anos 1960 por artistas como Hércules Barsotti, Nelson Leirner, Caribé, Ivan Serpa e Aldemir Martins, entre outros. Assinam a curadoria da mostra o diretor artístico Adriano Pedrosa, a curadora adjunta Patrícia Carta e o curador Tomás Toledo.

A coleção foi doada pela empresa química francesa Rhodia, que lançava seus fios sintéticos no Brasil, e utilizava desfiles e coleções de moda como forma de divulgação de seus produtos. Essa estratégia foi concebida por Lívio Rangan, então gerente publicitário da Rhodia, responsável por coordenar a criação das coleções e organizar os desfiles onde as roupas eram divulgadas.

Esses eventos pareciam mais um espetáculo que uma divulgação comercial, reunindo gente do teatro, dança, música e das artes na produção. Modelos como Mila Moreira, Elke Maravilha e Piná consagraram-se nas passarelas da Rhodia.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.