Mostra investiga origem popular do Carnaval

Gustavo Fioratti

Publicado em: 03/02/2015

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

Em New Orleans, artistas apresentam registros de performances realizadas no ano passado

Ebony_patterson,_invisible_presences,_rhoden_and_gilpin6

Legenda: Imagem de Invisible Presence: Bling Memories, performance de Ebony G. Patterson

O Carnaval endossado pela vanguarda européia no início do século 20 não é o tema da exposição EN MAS’: Carnival and Performance Art of the Caribbean, que retrocede a meados do século 19 para compreender a cultura dos escravos, os movimentos populares e as lutas por independência na América Central.

Com curadoria de Claire Tancons e Krista Thompson, a exposição reúne, na Lupin Foundation Gallery, em New Orleans, registros em foto e vídeo de nove performances realizadas durante o ano passado, todas elas relacionadas ao carnaval no Caribe.

Os trabalhos foram apresentados em cidades caribenhas, como Santiago (República Dominicana), e também nos EUA (New Orleans) e na Europa (Londres). Em comum, investigaram a simbologia das máscaras e abordagens sobre convenções sociais.

Entre as performances, duas foram realizadas em Kingston, na Jamaica: Invisible Presence: Bling Memories, de Ebony G. Patterson, foi criada sobre rituais funerários, e Actor Boy: Fractal Engagement, de Charles Campbell, conduzia 25 espectadores por uma rota que atravessava limites criados pela partes ricas e pobres da cidade.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.