Multiplicidade

Primeira grande retrospectiva de Lygia Pape nos Estados Unidos é realizada no Met Breuer

Luana Fortes
Instalação Ttéia 1, C, de Lygia Pape (Foto: Paula Pape)

O Met Breuer, espaço do Metropolitan Museum of Art de Nova York dedicado a arte moderna e contemporânea, apresenta a primeira grande retrospectiva de Lygia Pape nos Estados Unidos. A artista, importante figura do neocroncretismo brasileiro, defendia a experimentação como parte do trabalho artístico, incorporando ativamente seu público, e isso pode ser bem verificado em A Multitude of Forms.

A mostra, desenvolvida em parceria com o Projeto Lygia Pape, ocupa o quarto andar do edifício e fica exposta até o dia 23/7. Nela, é possível ter contato com trabalhos de diferentes linguagens, tal qual escultura, pintura, instalação, vídeo, entre outras. Por exemplo, a performance Divisor (1968) foi re-encenada nas ruas nova-iorquinas em 25/3. Na manhã do sábado, um conjunto de pessoas, com seus corpos cobertos por um único grande lençol branco, caminharam do Met Fifth Avenue até o Met Breuer, revisitando a maneira pela qual Pape rompia as linhas entre a arte e seu público.

Serviço
A Multitude of Forms, de Lygia Pape
The Met Breuer
945 Madison Avenue – Nova York
Até 23/7
www.metmuseum.org

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.