icon-plus
Oco (2015), de Daniel de Paula
Postado em 09/12/2015 - 4:05
Múltiplo industrial
Galeria Pilar inaugura primeira exposição de projeto voltado para múltiplos, com trabalhos de Rubens Mano, Daniel de Paula e Theo Craveiro
Luciana Pareja Norbiato

Como incorporar procedimentos de produção industrial a obras de arte? É o que parecem responder os trabalhos da mostra XYZ, que a Galeria Pilar inaugura no dia 15 de dezembro, e fica em cartaz até o dia 22. A exposição é a primeira do projeto da galeria voltado para múltiplos.

Como a galeria explica no texto de divulgação, o XYZ é “um projeto organizado por artistas ao redor de processos de produção de múltiplos de arte. Pensada para facilitar a criação de peças em grande e pequena escala, e em valores baixos e altos, a iniciativa expressa o desejo de comentar e atuar sobre um sistema de difusão de trabalhos, bem como propor uma circulação mais ampla e abrangente”.

Visible (2005-2015), de Rubens Mano
Visible (2005-2015), de Rubens Mano

Pela própria natureza do múltiplo, incorporam-se processos de produção em série, mas curiosamente o resultado três dos trabalhos acabou convergindo também formalmente para essa ideia. Apesar de não terem conversado para estipular um universo comum, e mesmo com poéticas individuais distintas,  Daniel de Paula, Rubens Mano e Theo Craveiro utilizaram nas obras processos fabris de realização e mesmo um material que remete à lógica industrial, o metal.

Mas essa apropriação, apesar de compartilhada pelas obras, acontece em cada trabalho de forma distinta. Daniel de Paula intervém sobre a moeda de R$ 1, Rubens Mano imprime em metal uma espécie de poesia concreta, num jogo de palavras bilingue, e Theo Craveiro, mais metafísico, apresenta uma chapa em que recorte e aplainação são valorizados pela aplicação de ouro.

Série Ouro (Ouro sobre Chumbo, 2015), de Theo Craveiro
Série Ouro (Ouro sobre Chumbo, 2015), de Theo Craveiro
Tags  
exposição   galeria pilar   são paulo   xyz