Museomix oferece três dias de atividades inovadoras

O diretor do Museomix France Fabrice Denise vem ao Brasil para o 8o Encontro Paulista de Museus em 14 de junho e cumpre agenda com a comunidade brasileira que construirá o Museomix _BR em 2017

Publicado em: 13/06/2016

Categoria: Agenda, Debates

Anúncio do evento (Imagem: Reprodução)

Promover uma maratona criativa multidisciplinar dentro de instituições culturais simultaneamente em diferentes países durante 3 dias: este é o desafio que a iniciativa de origem francesa Museomix promove há cinco anos. O foco deste evento é aproximar o público dos acervos das instituições usando a criatividade e tecnologia como ferramentas. Em cada edição, profissionais de comunicação, programação e conteúdo juntam-se a artistas, curadores, historiadores, produtores, montadores e educadores para produzir este laboratório de ideias que acontece todo ano.

No dia 14 de junho, terça-feira, às 15 horas, Fabrice Denise, diretor do Museomix France, e Marilya Bestougeff, museomixer em 2015 no Museu La Manufacture de Roubaix, apresentam o Museomix para o público brasileiro nos Painéis Temáticos do 8º Encontro Paulista de Museus no Auditório da Estação Pinacoteca. Eles comentam as experiências do Museomix em países como a França, Inglaterra, Canadá, Bélgica, Suíça e México dentro de instituições de diferentes perfis como o Museu de Artes Decorativas de Paris ou o Museu da Civilização em Quebec. Em 2015, o Museomix ocorreu em nada menos que 11 instituições em cinco países ao mesmo tempo. A intenção da vinda da dupla ao Brasil é criar a comunidade de Museomixers que possibilitará a edição Museomix_BR em novembro de 2017.

A dinâmica do Museomix é bastante simples: uma equipe de profissionais multidisciplinares passa três dias dentro de uma instituição cultural, explorando seu acervo e desenvolvendo propostas de interação entre este acervo e o público. As novas propostas se materializam em protótipos que são fabricados pela equipe e testados pelos visitantes do museu no último dia da maratona. O foco é a criatividade e tecnologia como ferramentas para criar pontes de mediação cultural

Serviço
Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66, Luz, São Paulo
Dias 14 e 16 de junho
Terça-feira, às 15h; quinta-feira, das 16h às 18h e 18h30

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.