Museu Oscar Niemeyer abre mostra sobre Jefferson Cesar

Exposição faz parte de projeto especial do museu que mostra o trabalho de artistas que possuem obras no acervo

Publicado em: 10/06/2016

Categoria: Agenda

Trabalho de Jefferson Cesar que integra a mostra (Foto: Divulgação)

O MON – Museu Oscar Niemeyer recebe a partir de 11 de junho o projeto especial Jefferson Cesar, um Dom Quixote na Arte do Paraná. A mostra, de longa duração, faz parte de um projeto especial que tem como objetivo expor o trabalho de um artista, já falecido, e que possua obras no acervo do Museu. A ideia é fazer com que o visitante se aprofunde e conheça mais sobre a vida e obra do artista escolhido.

Fernando Bini, curador da mostra, salienta que Jefferson Cesar cria um pop extremamente pessoal, sínteses plásticas que reelaboram as tradições da arte brasileira, desde o barroquismo, o fantástico, o realismo, sem esquecer o religioso. “Das sucatas em metal surgem seus guerreiros, santos e heróis medievais, das colagens com rendas e Objets Trouvés, ressurgem catedrais e ornatos religiosos. Um mundo imaginário cheio de máscaras, elmos, de cavaleiros e de heroínas, de santos, de arlequins, de dragões e de seres alados. É uma pop art criada por meio do lirismo popular e regional, mostrando a magia que as coisas foram perdendo com a massificação”, explica o curador.

Jefferson Cesar faleceu prematuramente em Curitiba, em 1981, mas antes deixou o seu testemunho na base de uma escultura de Dom Quixote, de 1976: Temos muitos heróis, precisamos de outros Dom Quixotes.

Serviço
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba
A partir de 11 de junho
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Tel.: (41) 3350 4400
Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.