icon-plus
Postado em 29/01/2013 - 5:59
Música transmídia
Nina Gazire

Bjork lança campanha de crowdfunding para levar Biophilia para o Android e Windows, Flaming Lips quer criar álbum no iPhone e Brian Eno faz vídeo com a ajuda do público.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=e-udscZ4HK8

Bjork, Flaming Lips, Philip Glass, Brian Eno. O que esses artistas do mundo da música tem em comum? Aplicativos, tablets e smartphones. O Flamming Lips recentemente anunciou o interesse de lançar uma versão do álbum Zaireeka_ originalmente lançado em 1997 e composto de quatro discos deveriam ser tocados simultaneamente_  para iPhone (vídeo acima). Já Philip Glass ao lado do músico californiano Beck, lançou um app que permite ao público transformar as suas composições remixadas presentes no álbum Rework em animações interativas. O responsável pelos apps é Scott Snibbe que também está por detrás dos apps de Biophilia, de Bjork.

A islandesa, por exemplo, depois de lançar seu projeto transmídia Biophilia para iPad e iPhone, lançou, no último dia 28 de janeiro, uma campanha para por meio de crowdfunding expandir a iniciativa de Biophilia para as plataformas Windows 8 e Android. Para isso, a cantora almeja bater a meta de 375 mil libras por meio de doações que podem ser feitas de qualquer lugar do mundo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=e-udscZ4HK8

Já o sempre experimental Brian Eno lançou no ano passado o aplicativo Scape para plataforma IOS que permite aos usuários gerar suas próprias composições musicais em seus dispositivos. Scape acompanha o lançamento do mais recente álbum de Eno, Lux, uma coleção de musicais que foram inicialmente instaladas em galerias de arte e os terminais do aeroporto e que segundo o artista se baseiam nas sensações e percepções luminosas.

Na data de lançamento do álbum, em novembro passado, o artista permitiu o streaming na íntegra do álbum em quatro momentos diferentes durante o mesmo dia: nascer do sol, luz do dia, por do sol, e de noite. Os ouvintes foram convidados a enviar fotos de cada hora do dia. Posteriormente, o artista e sua equipe realizaram uma curadoria das imagens enviadas de diferentes partes do mundo e a partir delas criou um vídeo Day of Light (vídeo acima) lançado na rede no ínicio de 2013.