Mutantes vigilantes de Regina Silveira

Curador do Projeto Respiração, Marcio Doctors fala sobre intervenção realizada por Regina Silveira na Fundação Eva Klabin

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 06/10/2016

Categoria: Destaque, seLecTV

Depois de Regina Silveira, as pessoas na sala de jantar da Fundação Eva Klabin nunca mais estarão ocupadas só em nascer e morrer. Isso porque os Mutantes (I e II) que ocupam o espaço pelos próximos meses são mesa, cadeiras e um carrinho de chá com… pelos! “A própria casa me trouxe todas as ideias e associações. Tenho certeza de que o projeto de tornar peludas a mesa e as cadeiras surgiu no momento em que percebi o espelho da tomada totalmente revestido pela forração de tecido que cobre uma das paredes do andar de cima”, conta a artista à seLecT.

No quarto de dormir, uma mosca gigante espreita a cama pela projeção Surveillance (2015). Com Mundus Admirabilis (2007), a artista povoa de insetos a fachada em estilo normando. A Sala Renascença, com obras desse período, ganha a interferência de Dark Swamp (Nest), um ovo negro de 1,8 metro de altura. O som no hall é o da Fábula II, uma mistura de barulho de insetos e helicópteros.

É o resultado da ocupação Insolitus, criada pela artista para o Projeto Respiração. Pelas mãos do curador Marcio Doctors, a iniciativa vem transformando o espaço da Fundação Eva Klabin desde 2004, e já acumula 20 edições, assinadas por 27 nomes, como Eduardo Berliner, Nelson Leirner e Anna Bella Geiger. Na carta-texto para a mostra, o curador explica: “Sou grato ao feliz encontro que tivemos em reunir trabalhos novos e outros já existentes, que reforçaram o sentido maior da obra de Regina Silveira e da proposta originária do Projeto Respiração, que é a de criar reflexão sobre aquilo que está estabelecido, imobilizado pelo tempo, que a própria condição de uma casa-museu impõe aos objetos e à coleção que abriga”.

Serviço
Insolitus – Regina Silveira
Fundação Eva Klabin
Av. Epitácio Pessoa, 2.480, Rio de Janeiro
Até 29/1/2017
www.evaklabin.org.br

Tags: , , , ,

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.