No Rio sim!

Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio divulga nota pública em que afirma ser favorável à realização da mostra Queermuseu no MAR

Luana Fortes
Cartaz de entrada da exposição Queermuseu – cartografias da diferença na arte brasileira, no Santander Cultural (Foto: Reprodução)

Depois do Museu de Arte do Rio (MAR) demonstrar interesse em receber a exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, encerrada com antecedência no Santander Cultural de Porto Alegre devido a pressões externas, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, compartilhou um vídeo em que afirma que a cidade não quer abrigar a mostra. “Saiu no jornal que ia ser no MAR. Só se for no fundo do mar, porque no Rio não”, ironizou Crivella. A prefeitura da cidade solicitou a não realização da mostra, mas o CONMAR – Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio – MAR lamenta essa solicitação e divulga em nota pública ser a favor da montagem da exposição. Confira:

CONMAR – Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio – MAR
Nota pública

O CONMAR, Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio – MAR, instituído pelo decreto 36.909 de 18 de março de 2013, e ratificado pelo decreto de 43615, de 11 de setembro de 2017, que tem como atribuições “estudar políticas públicas e propor diretrizes para a implantação das atividades desenvolvidas no MAR e em seu entorno” e “acompanhar e fomentar as estratégias de programação, atividades educacionais, aquisição e conservação de acervo, comunicação, sustentabilidade e operação inerentes ao MAR”, vem a público reafirmar, pelo conjunto de seus membros, sua mais profunda crença nos princípios da liberdade de expressão e das manifestações artísticas, no respeito à diversidade, no diálogo e na educação.

À luz desses valores, o Conselho Municipal do MAR é favorável à realização da exposição Queermuseu – cartografias da diferença na arte brasileira, bem como a de qualquer outra atividade que contribua para o exercício da arte como fundamento de nosso processo civilizatório.

O CONMAR entende também que qualquer iniciativa do Museu se realize em consonância com os cuidados éticos e jurídicos definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pelo Ministério da Justiça e pela Constituição Brasileira; no caso, com classificação indicativa, sinalização com orientações efetivas sobre o teor das obras expostas e permanente mediação junto ao visitante, de forma a estabelecer relações com e entre as diversas perspectivas culturais e ideológicas de todos os seus públicos.

Diante do exposto, lamentamos o modo como este debate tem sido inflamado por intensas polêmicas, que levaram a Prefeitura do Rio de Janeiro, por ser este um museu de sua rede municipal de equipamentos culturais, a solicitar a não realização de Queermuseu – cartografias da diferença na arte brasileira no MAR.

O CONMAR, no entanto, recomenda que o Museu, cumprindo com sua função pública, promova, abrigue e amplie o debate e as reflexões em torno do papel da arte, das instituições e de toda a sociedade para a construção da diversidade e da produção de diálogos calcados na escuta e no respeito às diferenças.

O CONMAR recomenda, por fim, que o Museu, a Secretaria Municipal de Cultura e demais instâncias próprias mantenham um diálogo constante, afim de que exposições dedicadas às questões pungentes do nosso tempo continuem a ser realizadas no Museu de Arte do Rio, em consonância com a sua missão de ser um espaço público “de todos, para todos”.

Rio de Janeiro, 3 de outubro de 2017

CONMAR – Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.