Galeria comemora 30 anos representando artistas japoneses e nikkeis com exposição dupla
Legenda: A instalação site-especific de Mitsunashi é uma obra de redefinição. O caiaque de 5 metros,
criado a partir de elementos naturais como chumbo, madeira, argila, papel e fibras orgânicas, visa novos sentidos diante da atual situação do Japão. (Foto: Cortesia Galeria Deco)
A Galeria Deco inaugurou hoje duas exposições comemorativas ao seu trigésimo aniversário. Desde 1981, a galeria representa artistas plásticos japoneses e nikkeis na pacata Rua dos Franceses no Bairro Bela Vista, em São Paulo.
Para marcar a data especial, convidou o proeminente artista japonês Nobuo Mitsunashi para um exposição na qual suas obras dialogam com as de Tomie Ohtake, e ainda montou, paralelamente, a coletiva “Olhares Oblíquos” com artistas contemporâneos brasileiros e japoneses.
Legenda: Tomie Ohtake apresenta 4 telas inéditas, explorando a sutil e delicada diferenciação cromática da cor azul. (Foto: Divulgação)
Mitsunashi é presença constante em terras tupiniquins, e foi inclusive curador da exposição Círculos Traçados, centrada no diálogo entre Brasil e Japão, na mesma galeria, no final do ano passado. Em 2004, também na Deco, causou frisson com Chocolate, Framboesa e Chantilly. No jantar-performance, 24 convidados – artistas, críticos de arte e jornalistas, todos vestidos de preto, sentados em uma longa mesa branca em cadeiras para as quais eram apontadas pistolas antigas penduradas no teto – foram recebidos com um banquete exótico de pratos doces, como um pedaço de carne vermelha coberto de chocolate. O memorável jantar terminou com uma taça de cristal enfeitada com pingos de chocolate – que tiveram que ser lambidos pelos convidados.
A performance teve sua estreia no Brasil, entre outros motivos, pelo baixo custo da matéria-prima – foram utilizados 80 quilos de açúcar de confeiteiro! Na exposição que se seguiu, obras de chocolate. Graduado na Universidade de Arte de Musashino, em Tóquio, Mitsunashi também expôs na 21ª Bienal de Artes de São Paulo, em 1991, na Pinacoteca do Estado, no Instituto Tomie Ohtake, e em diversas exposições na Deco, onde expõe regularmente desde 2002.
Legenda: Obra de Rosana Ricalde, parte da exposição Olhares Oblíquos (Foto: divulgação)
Aleḿ das obras inéditas de Ohtake e Mitsunashi, a comemoração da Deco inclui uma exposição paralela de artistas contemporâneos brasileiros. Olhares Oblíquos reúne pinturas, esculturas, gravuras e objetos e propõe ao visitante conhecer um pouco mais sobre a arte contemporânea japonesa e suas influências no trabalho de artistas nipo-brasileiros. Entre os artistas, Sandra Cinto, Albano Afonso, Felipe Barbosa, Rosana Ricalde, Futoshi Yoshizawa e Lia Chaia
As exposições “Encontros: Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi” e “Olhares Oblíquos” ocorrem simultaneamente entre 28 de março e 29 de abril de 2012.
Serviço:
Exposição: “Encontros: Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi” e “Olhares Oblíquos”
Abertura: 28 de março, às 19h
Período expositivo: de 29 de março a 29 de abril de 2012
Local: Galeria Deco
Rua dos Franceses, 153, Bela Vista. Tel. (11) 3289-7067. Diariamente, das 10h, às 19h.
Entrada gratuita.