icon-plus
Postado em 10/12/2014 - 2:12
Nome anunciado
Luciana Pareja Norbiato

Jochen Volz foi anunciado curador da 32ª edição da Bienal de São Paulo, em 2016, durante reunião em que Luis Terepins foi reeleito como presidente da Fundação por mais dois anos

Jochen Volz

Legenda: Jochen Volz vai coordenar a direção artística da próxima Bienal

Na noite da última terça-feira (9/12), numa reunião na Fundação Bienal, o alemão Jochen Volz foi anunciado como o curador da 32ª edição da Bienal de São Paulo, que será realizada em 2016. No encontro, também houve a reeleição de Luis Terepins para o cargo de presidente da instituição, com mandato de mais dois anos.

Jochen Volz exerce hoje o cargo de curador-chefe de programação da Serpentine Gallery, de Londres, após ter atuado como diretor de arte e programas culturais do Inhotim entre 2005 e 2012. Ele ainda é um dos curadores de arte do museu a céu aberto, o que deve sofrer alterações com sua atuação na Bienal. Foi também co-curador da 53ª Bienal de Veneza, em 2009, além de fazer parte da equipe curatorial da 27ª Bienal de São Paulo.

Segundo o presidente da Fundação Bienal, a ideia é fazer uma mostra um pouco diferente conceitualmente da última edição, que terminou neste último domingo (7/12), e recebeu críticas negativas da cena artística brasileira. Mesmo que a política seja um tema, Terepins declarou que o enfoque deve ser mais poético da 31ª Bienal. Volz acredita que sua Bienal será diferente da anterior, mas não chegará a ser um contraponto a essa.