icon-plus
Postado em 20/05/2014 - 6:59
Novidades do novo museu
Guilherme Kujawski

Incubadora do New Museum, em Nova York, anuncia novo Conselho Consultivo e a primeira leva de projetos comissionados

Inc_body

Legenda: Instalações da NEW INC. (marcada no círculo), a primeira incubadora de projetos de design, arte e tecnologia ligadas à um museu (foto: Divulgação)

Em Dezembro do ano passado registramos
os primeiros passos da NEW INC, nova incubadora de projetos de arte, tecnologia e design do New Museum, museu de arte contemporânea localizado na Bowery, sul de Manhattan, Nova York. Foi recomendado, na ocasião, prestar atenção aos desdobramentos e iniciativas do museu e da incubadora, situada num prédio adjacente (as obras estão previstas para terminar no segundo semestre). Promessa é dívida.

Hoje, Julia Kaganskiy, diretora da NEW INC, anunciou os novos membros do Conselho Consultivo do programa. Não é qualquer instituição cultural no mundo que tem a honra de ter em seu conselho tecnólogos como Aaron Koblin (artista e diretor da equipe de Arte dos Dados do Google Lab), John Maeda (artista, engenheiro de software e autor do cultuado livro Laws of Simplicity) e Fred Dust (designer e um dos fundadores da IDEO, estúdio responsável pelo conceito de design thinking).

Também foram anunciados os primeiros projetos da incubadora, que cobrem áreas como impressão 3D (Print All Over Me, clā), tecnologia vestível (Sabine Seymour), produtos contra a vigilância (Adam Harvey), desenvolvimento de softwares (Kunal Gupta, Tristan Perich), agências criativas (PARTY, Maxrelax), design de informação (Accurat, Paul Soulellis), assim como projetos de arte performática e instalações (Sougwen Chung, Charlie Whitney, Lisa Park).

Um dos principais planos da incubadora é criar um ambiente interdisciplinar real, no qual profissionais de diversas modalidades possam trocar experiências e habilidades. A NEW INC continua a aceitar projetos até 6 de Junho e pretende confirmar a lista completa em Julho.