icon-plus
Postado em 29/11/2012 - 6:02
O amor segundo Tracey Emin
Nina Gazire

White Cube traz ao Brasil trabalhos inéditos da artista britânica em mostra que abre na próxima semana

Tracey Emin

A galeria britânica White Cube mal chegou e já vem presenteando a cidade com exposições de peso. Depois de Antony Gormley, agora é a vez da artista Tracey Emin chegar às terras brasileiras. A exposição You don´t believe in love, but I believe in you estará aberta ao público a partir do dia 2 de dezembro, trazendo, não só trabalhos inéditos da artista, bem como obras realizadas entre 1998 e 2012. Dona de uma produção extremamente intimista, Emin, assim como Sophie Calle, é conhecida por borrar as fronteiras entre a arte e sua própria vida. Para esta exposição – a primeira da artista no Brasil – as novas obras foram realizadas em uma ampla variedade de mídias, incluindo neons, esculturas, pinturas, guaches, desenhos e bordados monoprint.

O título  parte de uma frase que Emin pintou nas costas de um dos seus blocos de desenho: uma declaração sobre a dor de amor e saudade, temas que serão o fio condutor de toda sua individual. O tema de suas novas criações é um desdobramento de trabalhos anteriores e que também estarão na mostra. Exemplo é o vídeo Those who suffer Love, de 2010, que é uma animação que utiliza a técnica de stop-motion feita com mais de 300 desenhos da a artista. 

Emin também apresenta uma nova série de autorretratos, alguns pintados com guache e outros feitos com bordados em lã. Para está série, a inglesa usou uma paleta de cores limitada que mostra uma figura feminina dentro de um ambiente doméstico. De forma semelhante ao período azul de Picasso, onde o espanhol pintou em tons de azuis e verdes para enfatizar sua melancolia pessoal, a paleta de cores de Emin sugere a dor da separação e um estado de ansiedade de espírito. No conjunto de obras intitulado “Thinking about you” (2012), foram realizados desenhos que tem como base algumas fotografias que a artista tirou de si mesma. Também inéditas no Brasil são as séries Complete Love (2012) e o tríptico Deep Blue (2012), onde novamente usa a tinta guache e bordados sobre tecidos de algodão.

You don’t belive in love, I belive in you

Tracey Emin
De 02 de dezembro a 23 de fevereiro
White Cube,São Paulo
Rua Agostinho Rodrigues Filho 550
Vila Mariana