O banal sobre novas lentes

Exposição celebra parceria entre Lea van Steen e Raquel Kogan

Luana Fortes

Publicado em: 07/02/2017

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Tags: , , , ,

Danaus_plexippus, de Lea van Steen e Raquel Kogan (Foto: Divulgação)

Fazem quinze anos que as artistas Lea van Steen e Raquel Kogan vêm propondo trabalhos juntas e, até 25/3, é possível conferir alguns deles na Baró Galeria Jardins. No total, estão expostas 30 obras, contando, até, com algumas de suas produções individuais.

A exposição traz diversas linguagens, diante das quais o público é convidado a interagir. Ao visitá-la, pode-se perceber as diferentes maneiras encontradas pelas artistas de como ativar um espaço, seja ele expositivo ou não. A dupla parte de manipulações digitais e audiovisuais para modificar a banalidade do cotidiano e revelar algumas de suas características que poderiam passar desapercebidas.

Uma borboleta a sobrevoar certo espaço pode parecer ordinário. Mas quando essa ação é perpassada pelo olhar das artistas, uma nova camada é adicionada ao que se entende por realidade. No caso, em danaus _plexippus, modestamente presa a um tripé deslizante está uma caixa de madeira, de cuja fresta pode-se enxergar um voo virtual de uma borboleta sobreposto ao que se vê ao redor. É, por exemplo, dessa forma que as artistas constroem relações entre o espaço, a imagem e, sobretudo, o público.

Serviço
Raquel Kogan e Lea van Steen
Baró Galeria Jardins
Rua da Consolação, 3417 – Jardins, São Paulo
De 6/2 até 25/3
www.barogaleria.com

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.