O chapéu faz o homem

Nina Gazire

Publicado em: 12/12/2011

Categoria: Da Hora, fashion

Design Museum de Londres publica no Brasil dois livros que contam como 50 bolsas e 50 sapatos mudaram o mundo do design

Bolsas e chapéus ganham um capítulo à parte na história do design com a chegada de duas publicações organizadas pelo Design Museum de Londres, uma das mais tradicionais instituições dedicadas a esse segmento. Em 50 Chapéus Que Mudaram o Mundo, a história desse acessório é contada desde as coroas reais – como a famosa coroa de Vladimir Monômaco, príncipe ucraniano do século 11 d.C., que antes já havia sido usada pelos reis bizantinos por quatro séculos – até os chapéus mais famosos do cinema, presentes em filmes como My Fair Lady e Expresso de Xangai. 

Chapeu

Já em 50 Bolsas Que Mudaram o Mundo, o objeto vai muito além do sonho de consumo feminino. As bolsas Louis Vuitton, muito antes de serem reinventadas pelo estilista Marc Jacobs, eram baús e malotes imponentes, que transportavam cargas em navios e trens a vapor, no século 19. Curiosa também é a história das Budget Boxes, mais conhecidas como Red Boxes, as famosas pastas vermelhas em que parlamentares ingleses carregam aqueles documentos que até hoje decidem o futuro da nação.

Publicado originalmente na edição impressa #3.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.