O Haiti é aqui

Exposição AGORA SOMOS TODXS NEGRXS? promove amadurecimento do debate sobre negritude no Brasil

Paula Alzugaray
Não Vamos Obedecer (2016), de Daniel Lima (Foto: Daniel Lima)

Contrariamente aos movimentos de independência das Américas, a Revolução Haitiana foi resultante de uma insurreição de escravos. A partir dela, surge, em 1805, uma das mais radicais e igualitárias constituições do Novo Mundo, que não apenas abole a escravatura, instaura a liberdade de cultos africanos e interdita a nobreza, como determina que, daquele momento em diante, “todos os cidadãos serão conhecidos pela denominação genérica de negros”. O artigo 14 da Constituição do Haiti é a inspiração para AGORA SOMOS TODXS NEGRXS?, com curadoria de Daniel Lima no Galpão Videobrasil.

Com mais de 20 obras de 15 artistas nascidos nas últimas décadas do século 20, a mostra funciona como um grande fórum a serviço do amadurecimenro do debate sobre a negritude no Brasil. Nos trabalhos de novos nomes da cena contemporânea, como Ana Lira, Dalton Paula, Jota Moçamba, Moisés Patricio e Zózimo Bulbul, os cruzamentos entre questões raciais e de gênero apontam para o crescente protagonismo do feminismo negro e transfeminismo. Uma grande contribuição à elaboração de novas militâncias poéticas e políticas.

Performance Samba do Criolo Doido (2013), de Luiz de Abreu (Foto: Renata D’Almeida)

 

Serviço
AGORA SOMOS TODXS NEGRXS?
até 16/12
Galpão VB
Av. Imperatriz Leopoldina, 1.150 – São Paulo
site.videobrasil.org.br

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.