icon-plus
Postado em 10/09/2014 - 5:39
O livro depois do livro
da Redação

Nova edição do programa de residência artística do Red Bull Station começa com palestra sobre o futuro da tecnologia do livro

Gi_body

Legenda: A artista e professora Giselle Beiguelman participa da agenda do programa de residência artística do Red Bull Station

O Red Bull Station apresenta amanhã, dia 11 de Setembro, a palestra O Livro Depois do Livro, que vai ser proferida pela midiartista, professora da FAU-USP e editora-chefe da seLecT, Giselle Beiguelman. A fala é inspirada no livro homônimo, publicado em 2003, um ensaio sobre literatura em tempos de internet, resultado de uma obra mostrada na exposição NET_CONDITION, realizada pelo ZKM (Museu de Arte e Mídia da Alemanha), a convite de seu curador, Peter Weibel. Agora, 15 anos depois, Giselle retoma o tema, certamente com interessantes updates.

Na palestra, ela vai contar um pouco sobre o projeto original, um trabalho publicado no formato livro e Website, mas com as funções de localização e referência invertidas: enquanto a versão livro tem seus capítulos divididos com termos de computação (label, instalação, configuração, etc.), a versão Web apropria-se dos recursos de organização dos impressos (índice, capa, etc.). A palestra também pretende discutir os novos formatos de leitura que rompem com a tradição do silêncio e da introspecção.

O conceito tem validade nos dias de hoje, já que aponta para os desafios da cultura do compartilhamento, além de questionar as novas tecnologias de rastreamento em que a noção de “leitura” é reapropriada pelo estado policial sob diversas formas, tais como mapeamento, reconhecimento (de corpo, face, etc.) e, principalmente, quantificação. A palestra é parte do programa de residência artística do Red Bull Station que, no dia 8 de Setembro, iniciou uma ocupação do prédio no Centro de São Paulo. Sob curadoria de Paula Borghi, os residentes da nona turma vem realizando diariamente experimentos em uma espécie de laboratório aberto.