O passado futuro erótico

Exposição na Mendes Wood DM conta com trabalhos que discutem a entrega do ser humano às suas paixões

Felipe Stoffa

Publicado em: 26/05/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Trabalho de Philip Wiegard (Imagem: Divulgação)

No dia 16 de fevereiro, o artista cipriota Christodoulos Panayiotou, em correspondência com o diretor da fundação Fiorucci Art Trust, Milovan Farronato, relata seu sonho: “Na noite passada sonhei com nada: preto puro. E uma narração: a voz de Marilyn Monroe”. E a carta continua, exaltando o erotismo na narrativa da famosa hollywoodiana que, obrigada a domar sua voz por problemas de gagueira, falava como se sempre estivesse acordando de um sono profundo. Panayiotou ainda se questiona: seria a sensualidade matinal de seu timbre o que despertava a vontade de muitos homens em dormir e acordar com Monroe? Dali em diante, a carta atravessa a luxúria de Os Homens Preferem as Loiras, chegando até no conceito de Ironia Trágica, provindo das peças gregas, como Édipo Rei.

Detalhe de Erika Verzutti - Por Star (Foto: Divulgação)

Detalhe de Erika Verzutti – Por Star (Foto: Divulgação)

É nesse clima que Milovan Farronato assina a curadoria da exposição que acontece na Mendes Wood DM, com artistas de diversas nacionalidades, do famoso fotógrafo alemão Wolfgang Tillmans até a brasileira Erika Verzutti. A mostra promete, reunindo nomes que participaram das últimas edições da Bienal de Veneza e Berlim, além da Documenta de Kassel.

O ambiente da galeria se impregna de erotismo. Das tragédias gregas a Marilyn Monroe, a curadoria organiza trabalhos que discutem, ou exalam, a entrega do ser humano às suas paixões. Com o título Prediction, a exposição questiona diversos tipos de previsões, feitas tanto pelo campo cultural como o científico.

O público encontra obras em diversas plataformas, com dimensões variadas, produzidas em audiovisual, esculturas, pinturas, fotografias e performances. A partir da narrativa proposta, pode-se refletir sobre o futuro e a dualidade entre corpo e espaço.

Detalhe do trabalho de George Henry Longly (Foto: Divulgação)

Detalhe do trabalho de George Henry Longly (Foto: Divulgação)

Serviço
Mendes Wood DM
Rua da Consolação, 3358, Jardins, São Paulo
De 28 de maio a 6 de agosto
De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h
Tel.: (11) 3081 1735

Tags: , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.