O tamanho de Vik

Vik Muniz, artista brasileiro de destaque no exterior, apresenta sua primeira individual em Porto Alegre

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 14/07/2014

Categoria: A Revista, Agenda, Selects

Caveira de Palhaço (1989/2010), objeto que faz parte da série Relicário (Foto: Cortesia Vik Muniz)

Quem no mundo todo não conhece o blockbuster Vik Muniz? Sucesso de público e de vendas, o artista radicado em Nova York já fez trabalho até para abertura de novela das 9. Com a realização da Copa do Mundo no Brasil e a conseqüente chegada de turistas internacionais, o Santander Cultural Porto Alegre une o útil ao agradável ao receber uma retrospectiva de Muniz durante o período do Mundial. Não só atende à demanda estrangeira, que encontra nele uma figura aprazível no meio da arte global, como hospeda sua primeira individual no Sul do País. A ideia de uma retrospectiva surgiu do próprio artista, em parceria com a curadora da mostra, Ligia Canongia. “Decidimos juntos, eu e Vik, que seria bom oferecermos um ‘resumo da obra’ em Porto Alegre, já que é a primeira vez que ele se apresenta na cidade”, diz Canongia. Foi uma estratégia acertada.

Em vez de repisar apenas imagens mais que conhecidas da trajetória do artista, a exposição traz também uma faceta diferente, de sua produção da virada dos anos 1980 para os 1990. Nessa fase, o jogo de aparências e o humor característicos dos trabalhos fotográficos ganham tradução em esculturas menos usuais, como a Cafeteira Pré-Colombiana (1989/2010) e a Caveira de Palhaço (1989/2010), entre outras. Séries atuais, como Sandcastles (que Muniz desenvolveu junto a um pesquisador do MIT – uma forma de desenhar castelos europeus em microscópicos grãos de areia) e Colonies (estampas que imitam padrões celulares vistos pelo microscópio), ambas de 2014 e praticamente inéditas no País, são a outra ponta do percurso. “Vik trabalha justamente o problema da ilusão, da tensão entre o falso e o verdadeiro”, reforça Canongia.

Vik Muniz, o Tamanho do Mundo,
até 10/8, no Santander Cultural Porto Alegre, RS

*Selects publicado originalmente na #select18

Tags: , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.