O valor da vida cultural

Associação Amigos do CCSP lança campanha de doação convocando a população a se engajar na preservação do acervo

Da redação

Publicado em: 17/06/2021

Categoria: Da Hora, Destaque

CCSP (Foto: João Mussolin)

O impacto da covid-19 na sociedade brasileira é difícil mesurar, mas o setor cultural está certamente entre os mais atingidos pela crise, desafiando museus, centros culturais e instituições a reinventar sua atuação, fazendo jus ao importante papel social que desempenham.

Nunca foi tão determinante a atuação de entidades civis mobilizadas em salvaguardar o direito à cultura e o seu próprio patrimônio. Esse é o papel de associações de direito privado sem fins lucrativos como a Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo (AACCSP), que há 24 anos foi formada por um grupo de frequentadores e amantes do centro cultural e, desde então, desenvolve sucessivos projetos de preservação e difusão de um patrimônio precioso que inclui, por exemplo, o Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga – antiga Discoteca Pública Municipal, criada por Mário de Andrade em 1935.

Esse vasto acervo, que inclui desde registros sonoros de música erudita e documentos etnográficos de festas populares a objetos ritualísticos de candomblé, foi recentemente revisitado em curadoria de Chico Dub e contemplado em um projeto da AACCSP, que conseguiu apoio do edital ADAI 2019 (Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-americanos) para sua preservação.

Além de guardar um patrimônio ímpar, o Centro Cultural São Paulo é um dos espaços mais lembrados e frequentados da cidade. Acolhe democraticamente as mais diversas bandeiras sociais, participa ativamente dos fluxos da cidade e reflete em seu programa de ações os desejos e lutas da contemporaneidade.

“O CCSP é um patrimônio da cidade e de cada um de nós”, diz Ana Helena Curti, presidente da Associação de Amigos do Centro Cultural São Paulo. Diante da mais grave crise já enfrentada pela cultura e pela vida em sociedade, o grupo de amigos inicia uma campanha de sensibilização da população não apenas da cidade, mas do estado de São Paulo, atentando para a importância da preservação do panorama artístico guardado e fomentado no centro cultural.

Área convivência (Foto: Joao Mussolin)

Doe seu cupom fiscal, é fácil e rápido
A doação de Nota Fiscal Paulista (NFP) representa cerca de 6% do orçamento anual de receitas de entidades ou organizações não governamentais da área de responsabilidade social. A cultura também pode e deve se beneficiar disso e a AACCSP é uma das primeiras entidades culturais cadastradas no sistema.

Por meio da doação da NFP à Associação, qualquer morador de qualquer cidade do estado de São Paulo pode se engajar pessoalmente e contribuir para a sustentabilidade e a longevidade das ações. É fácil e rápido doar.

A seLecT também assume para si essa causa. A partir de 19 de junho, aniversário da Associação, a revista passa a divulgar a campanha em suas redes. “A crise da covid-19 confirma quão valiosa é a cultura para as relações entre as pessoas. Da cultura depende a saúde da vida em sociedade”, diz Paula Alzugaray, diretora de Redação da seLecT e Diretora-Secretária da AACCSP.

Tags: , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.