icon-plus
Detalhe de Tropical (1916), de Anita Malfatti, uma das 17 obras que serão reproduzidas e dispostas no Metrô de São Paulo
Postado em 12/12/2013 - 7:36
Obras-primas para todos
Pinacoteca leva reproduções de 17 destaques do seu acervo para a Estação Luz do Metrô e da CPTM
Guilherme Kujawski

O Metrô de São Paulo tem uma honorável história de difundir a arte visual aos seus usuários, que não são poucos. Afinal, segundo dados do ano passado, foram transportados 3,7 milhões de usuários em média nos dias úteis. Portanto, é muito bem-vindo o projeto Pinacoteca no Metrô e na CPTM, no qual serão espalhadas reproduções de alta qualidade de relevantes obras do museu em algumas estações.

Na Estação Luz do Metrô serão exibidas dez reproduções da mostra Arte no Brasil: uma história do Modernismo. Alguns destaques de obras selecionadas: Carnaval em Madureira (1924) e Antropofagia (1929), de Tarsila do Amaral; Ouro Preto (1960), de Alberto da Veiga Guignard; e Mestiço (1934), Candido Portinari.

E, no corredor de acesso à Pinacoteca, na área de trânsito da CPTM na Estação da Luz, os usuários vão poder vislumbrar reproduções de obras como Praia de Biarritz (1913), de Paul Michel Dupuy; Tropical (1916), de Anita Malfatti; e muitos outros.

Em suma, um exemplo simples e eficaz de acesso e formação artística de novos públicos.