Ocupação Maria e Hebert Duschenes no Itaú Cultural

A Ocupação Maria e Herbert Duschenes joga luz no legado artístico e cultural deixado por este casal exilado no país em fuga à perseguição durante a Segunda Guerra Mundial

Publicado em: 28/04/2016

Categoria: Agenda

Bailarina Anna Mariani (Foto: Herbert Duschenes)

De 27 de abril a 12 de junho, o Itaú Cultural leva o público a conhecer a vida e atuação do casal de educadores e formadores Maria e Herbert Duschenes, que resultou em um importante patrimônio imaterial nas áreas de história da arte, da cultura e da dança no Brasil.

A 29ª mostra da série Ocupação desta vez é totalmente dedicada aos dois. Ela, bailarina húngara (Budapeste, 1922-Guarujá/SP, 2014), introduziu no Brasil o método de seu compatriota Rudolf Laban (1879-1958), influenciada pelos estudos deste coreógrafo e teórico da dança. Ele, professor de história da arte e arquiteto alemão (Hamburgo, 1914-Curitiba/PR, 2003), deu aulas na Fundação Armando Alvares Penteado, a FAAP, onde lecionou por cerca de 30 anos, desde 1967, e ajudou a formar intelectuais como as artistas Jac Lerner e Leda Catunda, o curador Ricardo Resende e Martin Grossman, que recentemente dirigiu o Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP).

Com curadoria conjunta dos núcleos de Educação e Relacionamento, de Artes Cênicas e de Produção do Itaú Cultural, a mostra parte de 24 dos vídeos, em sua maioria, Super-8 digitalizados de originais filmados e editados por Herbert.A Ocupação também traz ao público objetos pessoais do casal, como manuscritos, fotografias originais da família e dos dois.

São registros de momentos pessoais do casal que alimentavam o que depois transportariam para os seus ensinamentos: paisagens diversas, as viagens pelo mundo, rostos, adultos, crianças, movimentos e danças dos lugares visitados. Depois, serviam de referência pessoal de Maria e de importante instrumento de trabalho para Herbert em suas aulas.

Serviço
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo
De 27 de abril a 12 de junho
De terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Tel.: (11) 2168 1777

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.