Oka Building é o melhor de todos

Mariel Zasso

Publicado em: 07/03/2012

Categoria: Da Hora, urbanismo

Isay Weinfeld recebe hoje em Cannes o prêmio por seu projeto na Vila Madalena

Oka_2

Legenda: Projeto Oka Building deve ser concluído em 2013 (Imagem: Isay Weinfeld)

O júri do Mipim AR Future Projects Awards, da revista inglesa Architectural Review, escolheu Oka Building, de Isay Weinfeld, como melhor prédio residencial da competição. Concorrendo com 143 competidores do mundo todo, o projeto brasileiro foi ainda o vencedor geral entre as todas as categorias.

Construído sobre um desnível, o prédio residencial, que já está em execução e deve ser concluído em 2013, cria um jogo de volumes deslocando os andares como cartas empilhadas, “resultando uma construção de volumetria dinâmica e instigante”, segundo Weinfeld.

O prêmio será entregue hoje em Cannes (França), no hotel Marriott situado na La Croissette, a mesma famosa e emblemática La Croissette de tantos festivais de cinema.

360

Legenda: Edifício 360, Overall Winner do prêmio da Architectural Review em 2009 (Imagem: Isay Weinfeld)

Mas para Weinfeld, ganhar prêmios não é exatamente um fato extraordinário. Em 2009, ele foi o primeiro brasileiro a merecer o mesmo MIPIM AR da Architectural Review, com o seu Edifício 360°.  Como agora, o projeto também mereceu os louros de “melhor de todos”. 

Sem falar no Prêmio Yellow Pencil no D&AD Awards (Londres) e o Prêmio Spark! no Spark!Awards (São Francisco) pelo projeto da Livraria da Vila, em São Paulo; no Prêmio World Architecture Festival, de Barcelona, pelo projeto da loja Havaianas, no International Interior Design Award 2010, no Leaf Awards (Londres), no prêmio Good Design Awards 2011, Tóquio, entre outros.

Com o mundo inteiro reconhecendo o valor de mais um arquiteto brasileiro, resta a esperança de que os especuladores imobiliários aprendam: arquitetura de excelente nível não só é viável, como também rentável.

Saiba mais:

AR Future Project Awards 2012

Isay Weinfeld

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.