Os amantes do Valongo

seLecT acompanha os participantes de workshop fotográfico percorrendo o centro histórico de Santos e selecionando imagens

Ana Abril e Luciana Pareja Norbiato
Foto realizada por Emi Takahashi durante o workshop Ando Devagar porque já Tive Pressa, no Valongo Festival Internacional da Imagem

Um grupo de pessoas caminha pelo centro da cidade de Santos com a câmera na mão. Dispostos a lançar um clique a qualquer instante, os participantes do workshop de Marcos Piffer têm como objetivo capturar a cidade através das lentes. “A imagem fotográfica muitas vezes interfere ou ajuda a formar a cultura de um povo por ser um dos últimos elementos ou resquícios desta cultura. Em Santos temos vários exemplos emblemáticos e o antigo Hotel Parque Balneário é um deles, de onde só restaram fotografias. O Hotel faz parte de uma cultura local, mas a maioria da população contemporânea da cidade só sabe dele através de imagens”, diz à seLect Marcos Piffer.

A proposta do fotógrafo e arquiteto é realizar um percurso com início no Santuário de Santo Antônio do Valongo e finalizando no Museu do Café. Com o workshop Ando Devagar porque já Tive Pressa, Piffer faz do ato de caminhar um símbolo. Para conhecer até o último canto da cidade, é preciso andar por ela.

seLecT acompanhou o percurso dos participantes do workshop por meio de uma série de fotos urbanas editadas e selecionadas com base nas orientações de Piffer. “O grupo foi extremamente receptivo deste o início quando propus que ficássemos todo o dia na rua fotografando. O surpreendente, foi que no meio do caminho sugeri subirmos o morro a pé (uma alteração que surgiu durante o percurso…) e todos, sem exceção concordaram incondicionalmente, apesar dos quase 400 degraus da subida.” Os participantes Emi Takahashi, Alan Manzini Martins, Rinaldo Branquinho foram selecionados pelo fotógrafo e ilustram esse post.

  • Foto clicada por Emi Takahashi
  • Foto de Emi Takahashi
  • Foto de Alan Manzini Martins
  • Foto de Alan Manzini Martins
  • Foto de Rinaldo Branquinho
  • O fotógrafo e arquiteto Marcos Piffer documentou o workshop realizado no centro histórico de Santos
  • Foto de Marcos Piffer
  • Imagem de Marcos Piffer
  • Aluna do workshop Ando Devagar porque já Tive Pressa clicada por Marcos Piffer
Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.