Os dois lados da moeda

Semana de Arte chama a atenção pela cuidadosa curadoria e qualidade dos trabalhos expostos, mas também pelo seu formato elitista

Luana Fortes
Cícero Dias, na Simões de Assis Galeria de Arte

A proposta já havia sido divulgada: oferecer um novo formato de feira de arte. Mas, mesmo assim, a Semana de Arte inaugurou surpreendendo pela experiência singular que possibilita. Em vez de centenas de galerias, o evento apresenta 35, convidadas pela organização. E em vez de stands que não se relacionam, uma curadoria seletiva e cuidadosa feita por Ricardo Sardenberg oferece fluidez e encadeamentos entre espaços. A Semana de Arte não parece simplesmente um evento comercial, mas a reunião de pequenas e preciosas exposições, reunidas em um só lugar.

Apesar disso, não há como esquecer que se trata de uma iniciativa que busca movimentar o mercado. Idealizado por Luisa Strina, Thiago Gomide, Emilio Kalil e o próprio Sardenberg, o evento traz o pequeno formato, mas também obras de arte com valores muito altos. A qualidade dos trabalhos é incontestável. No entanto, o que se pode contestar é para quem eles estão sendo exibidos. Com ingressos a R$80, a quem se destina a Semana de Arte?

A feira é voltada para a elite. Em contraposição, a programação paralela organizada pelos seus diretores se beneficia da Lei de Incentivo à Cultura e movimenta a cidade de São Paulo. Com passeios por marcos arquitetônicos, exibição de documentários, palestras, espetáculos de dança, entre outras coisas, a Semana de Arte institui-se como um novo formato de feira de arte.

  • Amilcar de Castro, na Galeria Marilia Razuk
  • Conceição dos Bugres, na Galeria Estação
  • Ana Elisa Egreja, na Galeria Leme
  • Louça (1942), de Flávio de Carvalho, na Galeria Frente
  • Waltercio Caldas, na Celma Albuquerque
  • Ridyas, na Central Galeria
  • Saquarema (1955), de José Pancetti, na Pinakotheke
  • Marcius Galan, na Luisa Strina
  • Lygia Clark, na Almeida & Dale Galeria de Arte
  • Waldemar Cordeiro, na Luciana Brito Galeria

Serviço
Semana de Arte
Até 20/8
Hotel Unique
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700
http://www.semana.art/

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.