Os espaços da educação

Os 11 finalistas do 3º Prêmio seLecT mostram que, a despeito dos cortes orçamentários, educadores reinventam espaços de atuação

Da redação

Publicado em: 21/08/2020

Categoria: Arte e Educação, Da Hora, Destaque

A lista de finalistas do 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação revela diferentes estratégias de ocupação dos territórios simbólicos do País, por meio de projetos que discutem questões de raça, gênero e problemas sociais, como a moradia. 

Em conjunto contemplam as demandas pela criação de repertórios para o reconhecimento e inserção política e cultural das matrizes e estéticas indígenas, do lugar das pessoas com deficiência, da problematização das violências de gênero e raça e da construção dos territórios do Comum e da vida compartilhada. Na sua diversidade, eles propõem também novas abordagens para a ocupação do espaço geopolítico brasileiro por corpos plurais. Com representantes dos mais diversos lugares do País, da Baixada Fluminense ao Crato (CE), passando pela Ocupação 9 de Julho (SP) e Curitiba, o Prêmio consolida nesta edição a sua expressão nacional.

A qualidade dos projetos e a radicalidade das propostas, especialmente no que tange aos formadores, levou o Júri de Premiação a indicar seis projetos, em vez de cinco, ao Prêmio dessa categoria. Formado por Heloisa Buarque de Hollanda (professora e crítica literária), Valeria Bazarghi Toloi (arquiteta e gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural), Diane Lima (curadora independente e pesquisadora) e Paula Alzugaray (curadora do Prêmio seLecT de Arte e Educação), e presidido por Giselle Beiguelman (artista e professora da FAU-USP), o Júri de Premiação deliberará sobre os premiados nas categorias Artista e Formador após as apresentações dos finalistas no Seminário que o 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação promove em setembro.

Principal diferencial do Prêmio em relação aos outros da área, o Seminário seLecT de Arte e Educação é uma importante etapa do processo de seleção, servindo não apenas como momento de apresentação, aprofundamento e discussão dos 11 trabalhos selecionados pelo Júri, mas também, e principalmente, como espaço de trocas entre os participantes e o público. O projeto premiado na categoria especial Camisa Educação, realizada em parceria com a Gentil Carioca, será divulgado no encerramento do Seminário, em 22 de setembro.

Com entrada franca, transmitido via site e redes sociais da seLecT, o Seminário é voltado a artistas, estudantes professores, pesquisadores, curadores e o público interessado. Integram o Seminário desta edição, como palestrantes, o artista e curador Luis Camnitzer, a professora e artista Dora Longo Bahia e a curadora e educadora Sepake Angiama. A mediação das palestras é de Cayo Honorato, pesquisador e professor da UnB.

Categoria especial do 3o Prêmio seLecT de Arte e Educação é a Camisa Educação, realizada em parceria com a Gentil Carioca, que já tem suas premiadas definidas: Andréa Hygino Rodrigues da Silva e Luiza Coimbra.

O Prêmio seLecT de Arte e Educação é uma iniciativa organizada pela revista seLecT desde 2017, criada para valorizar e incentivar escolas, instituições de arte, espaços de ensino, grupos de estudo, projetos artísticos colaborativos e iniciativas inovadoras e experimentais que favoreçam os diálogos e os vínculos entre arte e educação.

O 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação conta com o patrocínio do Itaú Cultural, correalizador do 3º Seminário de Arte e Educação, e apoio da Galeria Almeida e Dale.

Conheça os finalistas:

ARTISTAS
Anápuáka Muniz Tupinambá Hã hã hãe, YBY Festival de Música Indígena Contemporânea
Anne Magalhães, Arte na Janela
Antonio Tarsis de Jesus Miranda, Genocídio Simbólico
Gustavo Caboco, Baaraz Kawau – Campo após o fogo
Renata Aparecida Felinto dos Santos, AMOR-Tecimento

CAMISA
Andréa Hygino Rodrigues da Silva e Luiza Coimbra, Saída de Emergência

FORMADORES
André Vitor Brandão da Silva, Mostra Flutuante de Artes Visuais
Eduarda Gama Canto, De Hoje a Oito
Galeria REOCUPA, O que não é floresta é prisão política
Lara Ovídio de Medeiros Rodrigues, Revista VAN
Tarcisio Almeida, Práticas Desobedientes
Vicenta Perrotta Neto, Arte, Cultura e Costura

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.