Museu da Casa Brasileira comemora 25 anos do seu prestigiado prêmio de design com seleta dos países nórdicos
The Sealpelt (2005), roupas-cobertores do coletivo islandês de design Vík Prjónsdóttir (Foto: Gulli Már/Divulgação)
A apresentação do júri do Danish Design Prize 2010/2011 afirma que os fones de ouvido da AIAIAIApS, vencedores da categoria Estilo de Vida, são exemplos de um “design não nonsense com uma expressão low-tech”. O produto é simples e realista, reunindo funcionalidade e preço acessível, além de divertido, ao oferecer às pessoas a oportunidade de customizar seus fones.
O produto também sintetiza a visão do curador da mostra Prêmios do Design Nórdico, Kari Korkman, sobre as principais características do design dos países escandinavos: simplicidade, minimalismo e funcionalidade. A exposição em cartaz no Museu da Casa Brasileira, que acontece em paralelo à 25a edição do Prêmio Design MCB, reúne 18 objetos que venceram concursos de design importantes na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia em anos recentes. Em comemoração aos 25 anos, o MCB lança um site dedicado ao prêmio e uma instalação interativa que apresenta ao público a memória do evento.
Prêmios do Design Nórdico e 25o Prêmio Design, até 15 de janeiro, Museu da Casa Brasileira, Av. Brig. Faria Lima, 2.705, São Paulo
Saiba mais: Museu da Casa Brasileira
*Publicado originalmente na edição impressa #3.