Dedicada exclusivamente à fotografia, a SP-Arte/Foto 2015 inaugura para o público nesta quinta-feira (20) no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Ao todo, 31 galerias brasileiras apresentam obras de artistas importantes do cenário nacional. A seLecT visitou a feira na última quarta (19) e selecionou os destaques do evento, que incluem desde nomes significativos do modernismo, como o luso-brasileiro Fernando Lemos, até jovens talentos como a paulista Sofia Borges. Veja aqui a seleção da equipe de seLecT entre as obras da feira.
Luciana Brito Galeria

Héctor Zamora, O Abuso da História #2, 2014

Caio Reisewitz, Ipê, 2001
A Luciana Brito Galeria vem representada por dois trabalhos: O Abuso da História #2, potente registro da performance de Hector Zamora na exposição Made by…, realizada em 2014 no Hospital Matarazzo; e Ipê, um trabalho de Caio Reisewitz de 2001, bem diferente do enfoque atual na natureza.
ArtEEdições

André Paoliello, Dicksonia, 2005/2006
O artista e paisagista André Paoliello, representado pela galeria que aposta nos múltiplos, aproveita seu olhar aguçado sobre a natureza para criar uma imagem sutil, evanescente.
Casa Nova Arte

Renata Padovan, Um Dia Depois do Outro 6, 2013
O novo espaço de arte dirigido por Adriano Casanova (ex-Baró) traz como um dos destaques o trabalho de Renata Padovan. Em Um Dia Depois do Outro, a artista faz composição de cores pelo registro serial do reflexo do céu no mar.
Fass

Fernando Lemos, Sensualidade que Avança, 1949/52
O português Fernando Lemos tem exibidas fotos em que o experimentalismo em forma e luz é impresso sobre corpos, numa delicada interpretação do erotismo.
Galerias Rosa Barbosa e Portas Vilaseca

Ayrson Heráclito, Gaye com Folhas de Gu, 2015

Guy Veloso, série Afrobrasileiros
Os aspectos ritualísticos das religiões afrobrasileiras ganham representação poderosa no stand compartilhado pelas duas galerias, que juntaram esforços. Entre os artistas que se apropriam da temática, está Ayrson Heráclito, que ilustra a capa da edição de agosto/setembro da seLecT. A paulistana Rosa Barbosa Escritório de Arte e a carioca Portas Vilaseca passam a atuar em conjunto, exibindo trabalhos da galeria de SP no Rio e vice-versa, como também dividindo o trabalho nas feiras.
Arte 57
Gustavo Lacerda, Devir, 2015

Gustavo Lacerda, Devir, 2015 (detalhe)
Gustavo Lacerda aborda de forma poética a questão dos imigrantes africanos que se afogam no mar por meio desse díptico, em destaque na galeria Arte 57.
Bolsa de Arte

Vera Chaves Barcellos, On Ice, 1978

Leonardo Finotti, Camden 1, 2014 (backlight)
O experimentalismo performático de Vera Chaves Barcellos ganha representação na gaúcha Bolsa de Arte, que tem filial em SP. Além dela, Leonardo Finotti apresenta backlights com panorâmicas de tirar o fôlego.
Bergamin & Gomide

Alair Gomes, da série Sonatinas, Four Feet nº52, c. 1977
O enfoque no corpo masculino, ainda hoje um tabu tanto como referencial de beleza quanto de afirmação do hetero e do homoerotismo, é a tônica do trabalho corajoso do fotógrafo Alair Gomes (1921-1992), que ganha individual no stand da galeria paulistana.
Millan

Sofia Borges, La Tête du Cheval, (2012/2013)
Sofia Borges, jovem fotógrafa de Ribeirão Preto, tem seu trabalho conceitual destacado no espaço da galeria de André Millan.
Galeria da Gávea

Antonio Guerreiro, Sonia Braga, c. 1981
Antonio Guerreiro não só clicou todas as estrelas da arte e da cultura nacional entre os anos 1970 e 1990, mas conseguia traduzir na imagem a essência de seus fotografados. No stand da galeria carioca, o fotógrafo ganha uma parede com retratos como o de Sonia Braga para a campanha do filme Eu Te Amo (1981), de Arnaldo Jabor.
Galeria Marcelo Guarnieri

Edu Simões, Pão de Açúcar, 2015
A Galeria Marcelo Guarnieri, que tem espaços em Ribeirão Preto e na capital paulista, apostou em Edu Simões e sua série Clichê/Rio, com fotos clássicas da capital fluminense, como um dos destaques do stand.