icon-plus
Leonora de Barros - Estudo Para Facadas (Imagem: Divulgação)
Postado em 28/04/2016 - 4:07
Lenora de Barros realiza exposição na Oficina Oswald de Andrade
Com curadoria de Priscila Arantes, mostra foi idealizada pelo Paço das Artes, atualmente sem sede; abertura acontece no dia 30 de abril

O gesto performático de Lenora de Barros e o processo de criação da artista norteiam a exposição ISSOÉOSSODISSO, realizada pelo Paço das Artes e com abertura no dia 30 de abril na Oficina Oswald de Andrade. Com curadoria de Priscila Arantes, diretora artística e curadora do Paço das Artes, a mostra apresenta mais de 20 obras da artista, incluindo o vídeo inédito que dá nome à exposição.

ISSOÉOSSODISSO funciona como metáfora do processo de criação da artista. “Neste processo, é possível perceber um elemento comum: as obras de Lenora de Barros sempre se desdobram, gerando ecos em outras obras. Um texto escrito transforma-se em um vídeo. Uma performance se desdobra em uma vídeoperformace. Uma mesma imagem, uma boca entreaberta, um olhar assustado, aparece em diferentes trabalhos que se inter-relacionam”, afirma Priscila Arantes.

Lenora de Barros conta que o poema que batiza a mostra foi criado em 1996 para uma performance que realizou com Arnaldo Antunes num congresso da Sociedade Brasileira de Psicanálise (O desejo é o começo do corpo/ O corpo não mente). Em 2010, na galeria do Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro, Lenora criou em uma vitrine um poema visual a partir desse mesmo enunciado. “A partir do momento que Priscila definiu o recorte da curadoria – o viés performático da minha obra – comecei a perceber claramente que o meu trabalho funciona como ‘isso é osso disso’. Vivo um processo em que muitas de minhas obras vão migrando e se transformando em outras”, diz.

Segundo Priscila Arantes, o trabalho de Lenora de Barros é um “eterno work in progress, em que uma obra gera eco em outra. Este é o caso, por exemplo, da performance Pregação, que ocorrerá na abertura da exposição, que é uma releitura das obras Calaboca e Silêncio (1990/2006)também presentes em ISSOÉOSSODISSO”.

Serviço
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
De 30 de abril a 30 de julho
De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 21h30; sábados das 13h30 às 20h30
Tel.: (11) 3222 2662 / 3221 4704