Paço Imperial recebe a mostra Moderna para Sempre

exposição reúne trabalhos de mestres como os cariocas José Oiticica Filho e Osmar Peçanha, e de outros como Thomaz Farkas, Geraldo de Barros e German Lorca

Publicado em: 22/09/2016

Categoria: Agenda

José Oiticica Filho - Triângulos Semelhantes (Foto: Reprodução de Edouard Fraipont)

Em parceria com o Paço Imperial, o espaço abre a mostra Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, onde permanecerá em cartaz no Rio de Janeiro até 20/11. A mostra, com curadoria de Iatã Cannabrava, é itinerante e, após passar com recortes específicos por 10 cidades brasileiras e outras três da América Latina, chega na íntegra à instituição carioca. No total, são 135 obras do acervo de fotos modernistas do Itaú Cultural, incluindo três inéditas, recém-adquiridas pelo instituto – Sem Título (1950), de Eduardo Salvatore, Sem Título (s.d.), de Marcel Giró e Elos (1950), de Mario Fiori.

Os trabalhos são assinados por 32 artistas que pertenceram ao movimento fotoclubista brasileiro, lançado no final da década de 1930, na capital de São Paulo. Todas as obras de autoria deles, nesta exposição, remontam aos anos 1940 e 1970, quando na esteira do modernismo europeu e americano, fotógrafos brasileiros entraram na discussão sobre os limites da arte fotográfica.

Serviço
Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro
Até 20/11
De terça-feira a domingo, das 12h às 18h
Tel.: (21) 2215 2093

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.