Paisagens e caricaturas

da Redação

Publicado em: 11/08/2014

Categoria: Cursos, Da Hora

Instituto Moreira Salles de São Paulo promove curso sobre a arte brasileira do século 19

Legenda: Vídeo sobre a exposição de Araújo Porto-Alegre no IMS

A representação da paisagem brasileira por um dos principais autores da primeira geração romântica é tema de Araújo Porto-Alegre: singular & plural, exposição que fica em cartaz no IMS-SP até 21 de setembro. Nos dias 13 e 14 de agosto, das 18h às 21h, a instituição promove o curso Novas perspectivas sobre a arte brasileira do século XIX como parte das atividades da exposição sobre o pintor e cartunista que, em ímpeto ufanista, incorporou o nome da capital gaúcha em seu nome próprio.

Os encontros tratam de diversos temas ligados à arte oitocentista brasileira, tais como a pintura de paisagem no início do século, com os chamados artistas viajantes; o desenvolvimento do ensino das artes no Brasil, com os membros da Missão Artística Francesa; a produção de seus mais diretos discípulos Félix-Émile Taunay e Araújo Porto-Alegre; a presença do humor na arte, com a apresentação da Encyclopedia do riso e da galhofa, a maior enciclopédia de anedotas do império brasileiro, de 1863; além de outros assuntos.

Veja detalhes sobre horários e inscrições aqui.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.