Para aprender em qualquer lugar

Mariel Zasso

Publicado em: 28/12/2012

Categoria: cultura livre, Selects

Uma seleção de cursos abertos online para você mergulhar no universo do autodidatismo

A sigla começa a se espalhar em listas de discussões, blogs, jornais. Autodidatas de diferentes partes do mundo têm cada vez mais acesso a sites com vídeo-aulas e até cursos completos de algumas das melhores universidades do mundo. O melhor: são de graça.

Os chamados MOOCs (Massive Open Online Courses) são cursos abertos, via web e para todo mundo. Em um único curso, você pode ter 150 mil colegas de classe – e interagir com eles!

Confira nossa seleção de plataformas para você redescobrir o prazer de aprender.

Coursera

Galáxia e Cosmologia? Teoria dos Jogos? Introdução ao Pensamento Matemático? Já são 210 cursos oferecidos por algumas das maiores universidades do mundo. Inteligência artificial, programação, economia, astronomia, nutrição, música, medicina, direito, estatísticas: há cursos para todos os gostos. A maioria é em inglês mesmo, mas muitos contam com legendas em espanhol.

Courseraa

E-Aulas USP

Não é necessário nenhum login para assistir aos cursos do e-Aulas da USP. Ao não oferecer outros recursos além dos vídeos expositivos – com centenas de aulas separadas em grandes áreas, Humanas, Exatas e da Saúde – acaba sendo apenas mais um canal de transmissão de aulas tradicionais, mas ainda assim, merece destaque pela iniciativa, com mais de 800 aulas e conteúdo inteiramente em português.

Eusp

Canvas Network

Como a maioria das plataformas de MOOCs, o Canvas é aberto também para quem quiser oferecer cursos livres. No rol de possibilidades, há até treinos para maratonistas.

Canvas

MIT

Mit

Para quem sonhava em estudar no Massachussets Institute of Technology, agora basta clicar no link. Entre os cursos mais visitados estão Introdução à Ciência da Computação e Programação, Física 1 e Álgebra Linear.

Webcast.Berkley

Berkley

A plataforma da Berkley University é similar a da USP: oferece a transmissão das aulas tradicionais em áudio e vídeo, de agricultura e bioengenharia à tópicos introdutórios de teologia, com áudio disponível gratuitamente via iTunes.

HarwardX

Nos destaques da capa, Heróis da Grécia Antiga, Justiça e Saúde Humana e Mudanças Ambientais.

Harwardx

Codecademy

Seguindo temática bastante específica – e uma das mais procuradas em todas as plataformas, os cursos introdutórios de programação em diversas linguagens e temáticas relacionadas a hardware, software e inteligência artificial, ainda merece destaque futuro aqui na seLecT, mas entram na lista com uma de suas plataformas mais abrangentes. Já há cursos traduzidos para o português.

Codecademy

Leia também:

Educação Para Curiosos

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.