Parece de brinquedo

Nina Gazire

Publicado em: 14/02/2012

Categoria: Da Hora, urbanismo

Igreja holandesa lembra blocos de legos

Igreja_holandesa

Legenda: A igreja é uma criação do arquiteto Philip Jonker Michiel Wit (Imagem: divulgação)

Durante milênios, o ato de construir igrejas foi o centro de experimentação arquitetônica. Brunelleschi inaugurou a arquitetura renascentista ao projetar o domo da Igreja de Santa Maria das Flores, em Florença. Gaudí misturou o moderno ao gótico, resultando um estilo próprio ao projetar a Sagrada Família, em Barcelona. Depois de tudo isso, por que não simplificar de vez e fazer uma igreja em “estilo” Lego? 

É quase isso o que acontece com uma igreja holandesa, denominada Abondantus Gigantus, feita com blocos de concreto que pesam 545 quilos. Construída na cidade de Enschede, foi projetada pelo artista e arquiteto Philip Jonker Michiel Wit para o Grenswerk, um tradicional festival de artes do país. Mas não é só na aparência que a igreja em “estilo” Lego confunde quem a vê. Engana-se também quem pensa que o local foi projetado para receber orações mais descontraídas. O edifício foi erguido para receber as atividades que aconteceram durante os dias de festival.

*Publicado originalmente na edição impressa #4

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.