icon-plus
Postado em 08/05/2014 - 5:12
Páreo anunciado
Luciana Pareja Norbiato

Tate anunciou na última terça os quatro finalistas da 30ª edição do Turner Prize, todos relativamente desconhecidos, segundo o jornal The Guardian

Ciara Phillips

Legenda: A canadense Ciara Phillips, 38

A Tate anunciou na última terça-feira (6/5) os quatro artistas indicados para o Turner Prize 2014, 30ª edição da premiação para artistas abaixo dos 50 anos nascidos ou radicados no Reino Unido. A seleção, feita com base numa exposição marcante que tenham apresentado nos doze meses que precedem o anúncio, traz Duncan Campbell, James Richards, Ciara Phillips e Tris Vonna-Michell.

portrait_duncancampbel

Legenda: O irlandês Duncan Campbell, 42

O videoartista irlandês Duncan Campbell, 42, foi escolhido por sua apresentação na 55ª Bienal de Veneza, assim como o também videoartista gaulês James Richards, 31. Com trabalho calcado em instalações site-specific que mesclam cartazes, pinturas na parede e gravuras, a canadense (radicada em Glasgow) Ciara Phillips, 38, foi selecionada por individual no The Showroom (Londres). Finalizando a lista, o britânico Tris Vonna-Michell, 32, cujo trabalho envereda pela performance, teve sua escolha vinculada à individual Postscrip II, realizada na galeria Jan Mot (Bruxelas). O vencedor receberá £25 mil, e os demais, £ 5 mil.

Tris Vonna-michell

Legenda: O britânico Tris Vonna-Michell, 32, em foto de Wolfgang Tillmans

Segundo o jornal The Guardian, os quatro artistas são relativamente desconhecidos, pelo menos no Reino Unido. Penelope Curtis, diretora da Tate Britain e presidente do júri, atribui o fato à “mobilidade do mundo da arte contemporânea, em que as obras são vistas em bienais globais ou em festivais ao longo do ano”. Completam o corpo de jurados Stefan Kalmár, diretor executivo e curador do Artists Space (NY); Helen Legg, diretora do Spike Island (Bristol); Sarah McCrory, diretora do Glasgow International; e Dirk Snauwaert, diretor artístico do Wiels (Bruxelas).

Depois de passar pela Tate Liverpool (2011), pelo Baltic (Newcastle, 2012) e por Derry~Londonderry (2013), o Turner Prize volta para casa. A Tate Britain sediará a exposição com trabalhos dos quatro indicados entre 30 de setembro de 2014 e 4 de janeiro de 2015. O anúncio do vencedor acontece em uma cerimônia no dia 1º de dezembro.

Art_37_portrait

Legenda: O gaulês James Richards, 31