Patrimônio público ou privado?

Redação

Publicado em: 02/04/2014

Categoria: Mercado de Arte

Justiça autoriza a venda de duas obras da coleção de Edemar Cid Ferreira que estão no MAC-USP

Lichtenstein

Legenda: Modern painting with yellow interweave, de Roy Lichtenstein (imagem: Divulgação)

Elas já se converteram em massa falida, foram contrabandeadas para fora do Brasil e agora correm o risco de ficarem invisíveis para o público geral. De qualquer maneira, não é muito promissor o destino de duas importantes obras do acervo do MAC-USP, uma de Roy Lichtenstein e outra de Torres Garcia. Tadeu Chiarelli, Diretor do museu, lançou recentemente a seguinte “nota de pesar” no Facebook:

A Diretoria e o Setor de Curadoria do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, com pesar, compartilham com o público brasileiro: o MAC USP, um dos depositários da Coleção do Instituto Cultural Banco Santos desde 2005, manifesta sua preocupação diante da intenção de venda de duas obras pertencentes a esse legado: as pinturas dos artistas Roy Lichtenstein (Modern painting with yellow interweave, 1967) e Torres Garcia (Figuras sobre uma estrutura, 1949) possuidoras de inestimável valor artístico e cultural, atualmente em exibição na Nova Sede do Museu. O leilão das duas obras foi autorizado pelo Juiz da 2a. Vara de Falência e Recuperações Judiciais. É importante ressaltar que a eventual venda dessas pinturas causará uma irreversível alienação da sociedade brasileira desse importante patrimônio.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.