icon-plus
Postado em 26/05/2014 - 8:08
Pé na estrada
da Redação

Programa Rumos do Itaú Cultural apresenta os selecionados de sua 16ª edição

Legenda: Nuno Ramos, um dos contemplados do programa Rumos, fala sobre a sua instalação para a 29ª Bienal de Arte de São Paulo

O Itaú Cultural anunciou hoje, dia 26 de Maio, os selecionados da 16ª edição do Rumos, programa voltado ao mapeamento, difusão e apoio à produção cultural brasileira. O programa alterou a sua metodologia, passando a amalgamar as áreas de expressão e incorporar um modelo aberto em que produtores e pesquisadores definem as regras do jogo com o instituto.

De 15.120 inscritos, cento e quatro projetos foram contemplados, oriundos de todas as regiões do Brasil (e, parece, do mundo), o que garantiu uma distribuição mais equânime em comparação com a antiga geopolítica centralizadora. Nas artes visuais, destacamos algumas publicações importantes: a digitalização dos doze números da Código, revista de poesia de vanguarda que teve como editor o mineiro Erthos Albino de Souza; um manual de produção de dezenas de obras time-based de Nuno Ramos; um livro sobre o trabalho do artista Hudnilson Jr, falecido recentemente; e outro sobre o grupo de intervenções urbanas 3NÓS3, do qual Hudnilson fez parte, junto com Mario Ramiro e Rafael França.