icon-plus
Postado em 09/01/2012 - 3:09
Pela fé no conhecimento compartilhado
Mariel Zasso

Alegrai-vos, irmãos! Compartilhamento de arquivos agora é religião oficial na Suécia

Ouça o sermão do pastor kopimista, transcrito em português abaixo

“Caros amigos,

enfim conquistamos o nosso reconhecimento legal: agora nossa igreja pode despontar. Você já é parte da nossa religião, ao fazer downloads e uploads, compartilhar e desfrutar da liberdade de conhecimento que nossa nova era oferece.

Nesta era, nós podemos finalmente ultrapassar o obstáculo da acessibilidade e alcançar a cultura e o conhecimento que já estava lá e fora destinado para nós. Vocês todos conhecem bem nossos símbolos sagrados: Ctrl + C, Ctrl + V. Então, eu lhe dou as boas vindas. Não espere mais. Cole-se na nossa nova igreja do Kopimism.”

Romenia

Versão romena do site da igreja, onde há instruções sobre como “entrar para o movimento”

Custou dois anos para que a ideia se tornasse fato jurídico, mas finalmente, desde 5 de janeiro, a Igreja Missionária de Kopimism é oficial. Seus símbolos sagrados? Ctrl + C e Ctrl + V.

Fundada em 2010 pelo estudante de filosofia Isak Gerson, a Igreja de 3000 membros é uma congregação de compartilhadores de arquivos que afirma que copiar informação é uma virtude sagrada. Segundo Isak, muita gente se preocupa com o risco de ir para a cadeia por copiar e remixar conteúdos na internet, e assim surgiu a ideia de criar uma igreja para evitar a perseguição legal. Tornando o conhecimento compartilhado uma religião, não há como incriminar as pessoas, já que todos temos resguardado o direito de cultuarmos livremente uma fé.

A missão tem se espalhado mundo afora, e novas igrejas começam a se formar. Já existem movimentos organizados em países como Romênia, Canadá, Dinamarca, França e Índia.

E se você acha que finalmente achou seu deus para louvar, copiai e semeai! Para um kopimista, cada compartilhamento é uma oração.