Performance estilo Atari

The Artist is Present de Marina Abramovic vira game retrô para computador

Nina Gazire

Publicado em: 22/09/2011

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

A performance The Artist is present (O artista está presente), realizada em 2010 por Marina Abramovic  no Museu de Arte Moderna de Nova York, já é de partida um dos trabalhos de arte contemporânea mais famosos deste início do século. Não por sua grandiosidade ou pelas famosas torturas físicas comumente imperpetradas no próprio corpo pela artista, mas pelo número de visitantes que a ação trouxe ao MoMA. Foram tantos os ávidos a  sentarem-se diante de Abramovic que muitos reclamaram ou desistiram das filas quilométricas que permitiam apenas alguns minutos junto a artista. Agora, quem perdeu ou não teve paciência de esperar, terá a oportunidade de participar virtualmente da performance em uma versão estilo Atari criada pelo artista dinamarquês Pippin Barr.

Select-site-jogo-marinabramovic (2)

Jogadores esperam na fila para sentarem-se com Marina Abramovic 8 Bits.

O jogo homônimo é um ambiente virtual no qual os interatores controlam um avatar que passeia pelo MoMA. Porém, o game não reproduz apenas a experiência da performance. Para poder ter a honra de ver a Marina Abramovic digital é necessessário que sejam pagos $25 dólares na bilheteria. E se você não pagar, vai dar de cara um segurança feito de bits pronto para cobrar o ingresso. Mas calma, o preço a ser pago é como a visita: inteiramente virtual. Após a compra do bilhete, os jogadores são autorizados a visitar as galerias, que apresentam réplicas lo-fi de “Noite Estrelada” de Van Gogh e as latas de sopa Campbells de Warhol, ambas as obras destaques da coleção do MoMA real.

Terminada a passagem pelas salas expositivas, advinha o que o jogador encontra? Uma enorme fila que ironicamente está repleta de avatares esperando pelo momento de encontrar a versão em 8 bits da artista. Segundo o criador do jogo, devido ao sucesso que a brincadeira tem feito, a última vez que tentou participar, levou cinco horas para chegar ao fim do jogo. E a repórter que aqui vos escreve ainda continua na fila! Tenha o prazer de jogar The Artist is present aqui.

Tags: , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.