icon-plus
Postado em 25/11/2011 - 9:35
Pintura indireta
Juliana Monachesi

A visão da curadora Bice Curiger sobre a condição da pintura hoje, de Tintoretto a Seth Price

Giardini01

No contexto de discussões sobre a luz e o iluminismo da curadoria ILLUMInations, a pintura não poderia ficar de fora. Mas qual pintura? Bice Curiger pode ter se isentado de apontar respostas para as questões prementes da arte contemporânea (muitos críticos destacaram em suas análises da Bienal de Veneza que a exposição é correta e praticamente neutra, sem tomar partidos e sem maiores grandiloquências), mas, a respeito da atualidade da pintura, sua posição é clara e retumbante.

Sigmar Polke, Christopher Wool, Seth Price, Corinne Wasmuht, Kerstin Brätsch e Josh Smith são os nomes com maior número de pinturas na mostra; e todos eles fazem uma espécie de “pintura indireta”. Superfícies plastificadas, pinturas de segunda mão ou segunda geração, obras que exploram o mínimo denominador comum das imagens impressas, a retícula, formal ou conceitualmente; releituras, pastiches, comentários analógicos sobre o contexto imagético digital. Estas obras são metapinturas, são crítica da pintura tradicional, são a visão do futuro de Curiger.

Finissage

Amanhã e domingo, a 54a Bienal de Veneza promove um encerramento agitado, com diversas atividades e debates acerca da mostra deste ano. No sábado, no Teatro alle Tese, que fica no Arsenale, acontecem duas sessões de uma série intitulada Encontros sobre Arte, a partir das 14h30 [Meetings on Art – Let’s Talk about Us].

No domingo, no palácio Ca’ Giustinian, haverá uma conferência de imprensa de encerramento às 11h30, cerimônia de premiação de competições on-line (photos, essays, video clips), às 12h30, e abertura da exposição de vídeos de artista do Biennale Historical Archives [Video Medium Intermedium], às 13h30. No Teatro alle Tese, Arsenale, haverá a terceira sessão dos Encontros sobre Arte, às 14h30 [Meetings on Art – Let’s Talk about Us: What Have We Done?!].

Entre os críticos e curadores que participam dos encontros estão Bice Curiger, Germano Celant, Massimiliano Gioni, Hans-Ulrich Obrist e Okwui Enwezor. Os debates ficarão disponíveis no video center do site labiennale.org.

Leia mais: A extroversão de uma cozinha e Crítica da razão em Veneza