icon-plus
Postado em 28/09/2012 - 5:01
Prêmio Faena 2012 incentiva a experimentação
Mariel Zasso

Faena Arts Center recebe até 1 de novembro inscrições de projetos site specific

Faena_interior

Legenda: Instalado no prédio que abrigava um antigo moinho, no coração do bairro Puerto Madero, em Buenos Aires, o Faena Arts Center é uma galeria perfeita para instalações de grande porte (Foto: divulgação)

Até 1 de novembro é possível enviar projetos para o Prêmio Faena 2012. A competição é aberta a artistas do mundo todo e vai premiar o vencedor com 25 mil dólares, além de financiar, com 50 mil dólares, um projeto site-specific a ser exibido no Centro de Artes Faena em Buenos Aires em 2013.

O grande vencedor será escolhido por um júri internacional de alto nível, que inclui o curador estadunidense Carlos Basualdo, a curadora da Fundação Francois Pinault, Caroline Bourgeois, além da curadora argentina Inés Katzenstein, sob supervisão de Ximena Caminos, diretora executiva do Faena Arts Center.

Artistas ou coletivos poderão participar com instalações que envolvam esculturas, pinturas, projetos de tecnoarte, intervenções sonoras e, é claro, projetos que combinem uma ou mais dessas manifestações.

Ernesto_neto_faena

Legenda: O Faena Arts Center inaugurou em 2011 com a instalação ‘O bicho suspenso na paisagem’, do brasileiro Ernesto Neto. (Foto: divulgação)

“Concebemos este prêmio com o objetivo de promover a experimentação artística criando uma oportunidade para criar projetos site specific de grandes dimensões, que interajam com o Faena Arts Center, um espaço único em Buenos Aires por sua história e estilo”, declara Ximena Caminos.

Inaugurado há um ano com a instalação ‘O bicho suspenso na paisagem’, do brasileiro Ernesto Neto – com curadoria de Jessica Morgan, do Tate Modern – o Faena Arts Center já recebeu mais de 75 mil visitantes.

Além do prêmio principal, há a previsão de duas menções especiais, com um prêmio simbólico de 500 dólares para cada um dos dois projetos escolhidos.

Saiba mais:

Prêmio Faena 2012