icon-plus
Postado em 17/05/2012 - 5:23
Prêmio MASP divulga vencedores
Angélica de Moraes

Anna Maiolino e Paulo Nazareth, os artistas escolhidos, doarão obras ao acervo do museu e farão mostras individuais

Paulo_nazareth_11

Legenda: Paulo Nazareth (Foto: divulgação)

O Museu de Arte de São Paulo anunciou o nome de Anna Maria Maiolino (70 anos) como a grande vencedora da categoria principal da primeira edição do Prêmio Masp/Mercedes Benz de Artes Visuais 2012, voltada aos artistas com relevante trajetória artística nas últimas décadas. A outra categoria do prêmio, destinada a artistas jovens com proposta consistente, foi para o mineiro Paulo Nazareth (35 anos). Maiolino recebe R$200 mil e Nazareth R$60 mil. Estes valores estabelecem “o maior patamar de premiação praticado no setor”, frisa o professor e crítico Teixeira Coelho, curador do museu.

O prêmio significa também a doação de uma obra de cada um dos artistas premiados para o acervo do Masp, “em escolha realizada em comum acordo com eles”, diz Teixeira Coelho. Ele também anunciou para breve a realização de mostras individuais dos vencedores, reunindo peças pontuais capazes de mapear para o grande público as características e a contribuição deles para a visualidade contemporânea.

A comissão julgadora foi formada pelos críticos de arte e curadores brasileiros Paulo Herkenhoff e Moacir dos Anjos, pelo colombiano José Roca (curador de arte latino-americana da Tate Modern, Londres) e pelo belga Chris Dercon(diretor da Tate Modern, Londres), além do curador do Masp.

Foram cinco anos e um longo caminho burocrático para se chegar na realização do prêmio. O menor problema foi conseguir o patrocínio. “Desde os primeiros contatos institucionais, a Mercedes Benz se mostrou receptiva e deu claros sinais de apoio”, conta Teixeira Coelho. O nó da questão estava (e está) no Ministério da Cultura e na burocracia desse entorno.

“Jamais se conseguiu o entendimento do MinC de que esse tipo de iniciativa precisa ter continuidade, precisa de aprovação de projeto plurianual. A Lei Rouanet aprova o prêmio por apenas um ano e, para a edição seguinte, é necessário enfrentar toda a burocracia de novo”. O que rende uma conclusão: “vivemos em um país instável em que tudo é decidido de um ano para outro e onde a segurança institucional está próxima do zero”.

Artistas premiados

Amm_retrato

Legenda: A artista Anna Maria Maiolino soube do prêmio às vésperas de viagem para a Alemanha, onde participará da Documenta13. (Foto: cortesia Galeria Millan)

Anna Maria Maiolino soube do prêmio antes de embarcar, na terça-feira à noite (15 de maio) para a Alemanha, para a montagem de sua participação na Documenta, maior mostra internacional de artes visuais, realizada a cada cinco anos na pequena cidade alemã de Kassel. A premiação Masp/Mercedes Benz chega em momento especial da vida profissional de Maiolino, portanto. E logo após uma importante e extensa mostra individual exibida em 2011 na Fundação Tápies (Barcelona, Espanha), no Centro Galego de Arte Contemporânea ( Santiago de Compostela, Espanha) e Malmö Museum (Suécia).

A realização de performances de grande inteligência na abordagem sóciocultural, além da construção de um alter-ego irreverente e iconoclasta, guindaram Paulo Nazareth rapidamente a uma visibilidade crescente no circuito. Na feira Art Basel Miami de 2011, por exemplo, o mineiro expôs uma kombi verde lotada de cachos de banana, obra que denominou Banana Market/Art Market. Um ácido e oportuno comentário ao fenômeno das feiras, que invade com força o circuito artístico, instaurando um tsunami de banalidades quase intransponível rumo aos trabalhos que realmente têm potência de fruição e transformação do visitante.