Primeiros resultados

seLecT abre espaço para textos produzidos no processo do Laboratório de Escrita Crítica e Editorial, novo braço educativo da revista

Da Redação

Publicado em: 24/06/2021

Categoria: Destaque, Laboratório de escrita

Laboratório de Escrita

Neste ano de 2021, em que a seLecT completa uma década de atuação, a equipe toma como desafio repensar o presente e o futuro do jornalismo cultural e da atividade crítica e editorial. A criação do Núcleo de Arte e Comunicação, em parceria com a Zait Cursos em Arte Contemporânea, é parte fundamental desse processo, enfatizando nossa missão original de formar e informar o público e o trabalhador da arte contemporânea no Brasil.

O Laboratório de Escrita Crítica e Editorial foi nosso curso inaugural, realizado entre maio e junho. Em cinco encontros, coordenados pela equipe da redação, reunimos artistas, curadores, jornalistas e pesquisadores interessados em exercitar sua escrita. A oficina propôs dinâmicas de produção de resenhas críticas, textos de curadoria e reportagens, incitando os participantes a trafegar por diferentes abordagens de um mesmo objeto analisado e a compreensão dos fundamentos dessas três tipologias.

No primeiro dia, enfatizamos a importância da construção da pauta, apontando sua função de definição de escopo e delimitação do enfoque de abordagem do assunto tratado, mirando a originalidade do olhar. Em preparação à reunião de pauta realizada na segunda aula, propusemos duas pré-pautas, dois temas de suficiente amplitude e contemporaneidade para abarcar a diversidade de repertórios e interesses dos alunos inscritos: a arte no mundo digital e a 34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro Mas eu Canto.

Ao longo de cinco semanas, as dinâmicas de pesquisa, escrita, discussões e reescritas produziram um ambiente muito rico em trocas e aperfeiçoamento. Em resultado ao envolvimento dos alunos, o corpo de professores, composto por Nina Rahe, Leandro Muniz e Paula Alzugaray, decidiu abrir um espaço no site da seLecT para a publicação de dois textos produzidos nesse processo. Assim, anunciamos a publicação nesta sexta feira, 25/6 das reportagens De Pijama no Divã, de Ana Clara Joly, e Não é Saudosismo, é Modelo-Vídeo, de Guilherme Moraes.

Laboratório de Escrita

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.