Programação consciente

Diversos pontos da capital paulista recebem programação cultural dedicada ao Dia Nacional da Consciência Negra; exibição de filmes no Caixa Belas Artes e show de Elza Soares estão entre os destaques

Camila Régis

Publicado em: 19/11/2015

Categoria: Agenda, Da Hora, Selects

Fotografia de Tiago Santana

No dia 20 de novembro é comemorado em mais de mil cidades do país o Dia Nacional da Consciência Negra. A data presta homenagem a Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo da história do Brasil. Para celebrar o feriado, várias instituições de São Paulo criaram uma programação cultural dedicada à cultura negra. O Caixa Belas Artes recebe o festival Afrofuturismo: Cinema e Música em uma Diáspora Intergaláctica, que exibirá 21 filmes, entre curtas e longas-metragens, que discutem a saga de negros pelo mundo. Entre filmes experimentais e ficção científica, o evento apresenta como eixo principal um movimento multidisciplinar que ocorreu na música, artes plásticas, cinema e literatura produzidos por afrodescendentes, que explorava tecnologia, fantasia, afro urbanidade e realismo fantástico. Inédito no Brasil, “Space is the Place”, um blaxpotation com a participação do lendário jazzista Sun Ra, e o nacional “Branco Sai, Preto Fica”, integram o festival (confira aqui a programação completa).

fernando vilela

Ilustração de Fernando Vilela para a exposição Zumbi A Guerra do Povo Negro, em cartaz no Sesc Vila Mariana (Foto: Divulgação)

Já o Sesc Vila Mariana, na sexta-feira (20), inaugura a exposição Zumbi A Guerra do Povo Negro, que traça a trajetória do líder símbolo de resistência negra. Com curadoria do jornalista Audálio Dantas, a mostra conta com ilustrações de Fernando Vilela e fotografias de Tiago Santana. Durante os meses de exposição, outras atividades ligadas a esta temática serão realizadas, como o curso “Arte Africana como Cultura Espiritual, Visual e Musical”, ministrado por Renato Araújo, pesquisador do Museu Afro Brasil. A mesma instituição recebe o Projeto Sankofa- Memórias de Mão Dupla, composto por atividades que envolvem música, dança e cinema na cultura negra (confira aqui a programação completa).

Além de Araújo, outro nome importante ligado a museus realiza um evento para celebração do dia. Diretor artístico da Pinacoteca, Tadeu Chiarelli realiza também na sexta (20), a palestra gratuita ‘Territórios: Processos Curatoriais’, que acontecerá 14h no auditório do museu. A iniciativa tem como objetivo refletir sobre a escolha das obras para a exposição inédita ‘Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca’, que será inaugurada dia 12 de dezembro e faz parte das comemorações dos 110 anos da Pinacoteca.

Prefeitura

A Prefeitura de São Paulo também preparou uma extensa agenda de eventos que segue por todo o mês de novembro. São apresentações e atividades que ocorrem em palcos na rua, teatros, CEUs e centros de cultura distribuídos pela cidade. O Centro Cultural Jabaquara, na Zona Sul, recebe na sexta (20), a partir das 16h, a Rinha Dos Mc’s Celebra Nove Anos No CCJ com show de encerramento do rapper Criolo. No Teatro Municipal, no centro, a cantora Elza Soares apresenta o álbum com canções inéditas “A Mulher do Fim do Mundo”, no domingo (22), às 19h. Toda a programação está disponível no site da Secretaria de Cultura.

Tags: ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.