Projeto de Beto Shwafaty na Galeria Leme

A Galeria Leme apresenta o quarto site-specific comissionado para o projeto SITU, com curadoria de Bruno de Almeida, até 25 de junho

Publicado em: 08/06/2016

Categoria: Agenda

Trabalho de Beto Shwafaty (Foto: Filipe Berndt/Galeria Leme)

A Galeria Leme apresenta o quarto site-specific comissionado para o projeto SITU, com curadoria de Bruno de Almeida, dando continuidade a uma exploração sobre formas de pensar e discutir a produção do espaço (urbano) através de um diálogo entre arte, arquitetura e cidade. Nesta edição o artista convidado é o brasileiro Beto Shwafaty, com trabalho que se relacione simultaneamente com o exterior do edifício da galeria e com o espaço público contíguo.

O projeto de Shwafaty se embasa em uma pesquisa histórica e geográfica sobre a região do bairro do Butantã, em São Paulo, onde se localiza a galeria. Ao se debruçar sobre o passado colonial dessa área, o artista constata que ali surgiu, no século XVII, o primeiro trapiche de açúcar da cidade, um engenho movido a tração animal ou humana para moer cana-de-açúcar.

Para a sua instalação, Beto Shwafaty se apropria de um trapiche de açúcar original de madeira, usando-o como eixo material e conceitual para estruturar seu projeto. Esta peça ocupará o pátio do edifício da galeria e engendrará uma instalação que se transforma em momentos sucessivos. Primeiramente, o engenho será exposto em movimento ativado por um motor elétrico que o artista justapõe à peça antiga. Porém em modo improdutivo, sem moer cana-de-açúcar. Ao longo da exposição, este dispositivo será gradualmente desmontado em suas partes, as quais serão, então, catalogadas, rearranjadas e re-significadas. Por fim, tais peças serão retiradas do espaço, que passará a ser ocupado imaterialmente por uma trilha sonora que carrega a memória de processos ligados àquele objeto.

Serviço
Avenida Valdemar Ferreira, 130, Butantã, São Paulo
Até 25 de junho
De terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, das 10h às 17h
Tel.: (11) 3093 8184

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.