icon-plus
Olga Pakhtusova, do Pussy Riot, sendo levada do campo de futebol onde ocorreu a final da copa do mundo (Foto: Reprodução)
Postado em 24/07/2018 - 2:20
Pussy Riot encarcerados e banidos de eventos esportivos
Depois de ação durante final da copa do mundo, membros do coletivo feminista são condenados a 15 dias de prisão

De acordo com reportagem do portal americano Artsy, quatro membros do grupo de punk rock feminista Pussy Riot foram condenados a 15 dias de prisão. O motivo da sentença é a ação do coletivo chamada Policeman Enters de Game (Policiais entram no jogo, em português), realizada durante a última partida de futebol da copa do mundo de 2018, final entre França e Croácia. O objetivo da ação era conscientizar a respeito dos abusos a diretos humanos cometidos pela Rússia, país que sediou o campeonato. Além da prisão, os quatro membros estão proibidos de frequentar eventos esportivos pelos próximos três anos.

Conforme tweet do coletivo, a ação também fazia tributo ao artista dissidente e poeta Dmitri Prigov (1940- 2007), que foi encarcerado pela K.G.B em um hospital psiquiátrico soviético em 1986 e morreu há 11 anos.

No dia 17 de julho, o Pussy Riot lançou uma nova música chamada Track About Good Cop (Faixa sobre o bom policial, em português), acompanhada de uma lista de demandas do coletivo que inclui “Libertem membros do Pussy Riot Olga Pahtusova, Olga Kuracheva, Nika Nikulshina e Peter Verzilov, que foram aprisionados por 15 dias pela ação Policeman Enters The Game durante a copa do mundo”.

Leia a reportagem do Artsy aqui.