icon-plus
Postado em 13/03/2012 - 10:09
Quando a arte toma a praça
Nina Gazire

Eduardo Coimbra e Laura Vinci inauguram projetos de arte pública na cidade de São Paulo

Eduardo Coimbra

Nuvem, obra de Eduardo Coimbra na Praça Charles Miller. Foto: Leandro Bungi

Neste último sábado, dia 10 de março, Laura Vinci e Eduardo Coimbra inauguraram obras de arte pública em dois diferentes pontos da cidade. A instalação site-specific Nuvem, de Coimbra, ocupa a praça Charles Miller em frente ao Estádio do Pacaembu. O projeto que teve a primeira versão exposta na praça XV no centro histórico do Rio de Janeiro, em 2008, ganhou um site com a documentação completa da montagem em São Paulo. A obra  é composta por cinco caixas de luz que medem 4,7 x 4,7 metros onde imagens de nuvens são recobertas por espelhos.

As cinco caixas são instaladas em sequência, paralelamente, com dois metros de intervalo entre cada uma. Segundo o statement curatorial, “a instalação no gramado próximo ao Estádio do Pacaembu tem a intenção de criar uma espécie de trajeto visual para o expectador que passa ao redor da praça”. De fato, a instalação parece fazer uma espécie de eco ao céu paulistano, que ali, em especial, pode ser visto panoramicamente sem a interferência de antenas ou arranha-céus.

-Clara-clara - instalaçao de LauraVinci - FOTO Ines Bonduki mar2012 III

Instalação Clara-Clara, montada na rua Miguel Couto, centro de São Paulo Foto: Ines Bonduki

Já Clara-clara, de Laura Vinci, ficará em exibição até agosto no centro de São Paulo. Localizada entre as ruas Líbero Badaró e São Bento, quem passar pela rua Miguel Couto e olhar pra cima, principalmente a noite, poderá ver sete redes com sete lâmpadas suspensas ao longo dessa estreita rua, próxima ao vale do Anhangabaú.

A obra foi montada pela primeira vez em Melbourne, Austrália, em 2006 e assim como o projeto de Coimbra,  também já foi montada na cidade do Rio, dentro do Projeto Lumen _ que enfatizava a realização de intervenções luminosas na cidade, em 2009. Na versão original, ao invés de sete redes, foram montadas seis redes, e posteriormente, cinco redes também na Praça XV, mesmo lugar onde Nuvem foi montada a primeira vez.

Os projetos fazem ganharam um edital de arte pública da prefeitura. As primeiras ações aconteceram em setembro de 2011 e de lá pra cá artistas como José Spaniol, Mauro Sergio Neri da Silva, Thiago Rocha Pitta e Paulo Camillo Penna já expuseram seus trabalhos em diferentes lugares da capital paulistana. Além de Laura Vinci e Eduardo Coimbra, até o fim do ano de 2012 serão expostas intervenções do artista José Resende e demais trabalhos de Mauro Sergio Neri da Silva.