O preço da performance

No primeiro dia da SP-Arte, performance de Lourival Cuquinha é comprada e doada ao Museu de Arte Moderna de São Paulo

Camila Régis

Publicado em: 07/04/2016

Categoria: Da Hora, Mercado de Arte, Notícias Quentes

Cuquinha e o ator que faz a performance como PM

Quanto custa uma performance? Talvez o suporte artístico mais avesso ao mercado de arte, a performance pode, sim, ser comercializada. Foi o caso de uma obra do artista Lourival Cuquinha, vendida no primeiro dia da SP-Arte e doada para o acervo do Museu de Moderna de São Paulo. Comprado pela colecionadora Cleusa Garfinkel e escolhido por um curador da instituição, o trabalho consistia em um ator vestido de policial militar que passou o dia no stand da Galeria Baró.

“O preço da obra pela tabela é R$ 25 mil, mas como se tratava de um museu demos um desconto, o que acontece em casos de doações a instituições”, conta Marcia Lagos, diretora da Baró, que representa Cuquinha. Em termos materiais, a peça vendida foi a farda vestida pelo ator, que poderá ser usada pelo museu para reproduzir o trabalho a qualquer momento. “Na verdade, trata-se de um Parangolé. O Cuquinha faz uma alusão ao trabalho do Hélio Oiticica e à ação da polícia”, comenta a galerista.

Dona de outros trabalhos de Cuquinha, Cleusa conta que a escolha do trabalho partiu do museu. “Gosto muito das obras dele e fiquei surpresa por escolherem uma performance. Achei uma ousadia, na verdade”. A obra agora integra a coleção do Núcleo Contemporâneo do MAM-SP.

Tags: , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.