Que viva Espanha

Guilherme Kujawski

Publicado em: 04/10/2014

Categoria: cinema, Da Hora

Maratona da nova edição da Mostra de Cinema de São Paulo começa dia 16 de Outubro com 331 títulos

Vinheta_body

Legenda: Comunicação visual da nova edição da Mostra de Cinema de São Paulo, que homenageia o cinema espanhol

A 38ª edição da Mostra de Cinema de São Paulo, que acontece de 16 a 29 de Outubro, é dedicada ao cinema espanhol, fato estampado na vinheta desse ano, repleta de barroquismos almodovarianos. No período, serão exibidos 331 títulos em 35 locais, entre cinemas, espaços culturais, museus e CEUs espalhados pela cidade. Outro homenageado é Víctor Erice, considerado o maior cineasta espanhol desde Luis Buñuel e autor do lendário O espírito da colmeia (1973), no qual a guerra civil espanhola é entremeada com o clássico Frankenstein (1933), de James Whale.

Na coletiva proferida hoje, dia 4 de Outubro, a intrépida organizadora Renata de Almeida revela alguns destaques: homenagem a Marin Karmitz, produtor, diretor, distribuidor, exibidor e fundador da MK2, empresa de cinema autoral, principalmente de cunho político; Um pombo sentado em um galho refletindo sobre a existência, de Roy Anderson, filme que explora a diversidade humana; o documentário que Walter Salles realizou sobre a vida do cineasta chinês Jia Zhangke; comemoração de um século de Charlie Chaplin; O grande momento, de Roberto Santos, que será exibido no Vão Livre do Masp; e uma promissora reflexão sobre as relações entre cinema e artes visuais.

E aqui vão algumas sugestões da seLecT:

Legenda: Tsili (2014), de Amos Gatai

https://www.youtube.com/watch?v=ziSahdXcgbo

Legenda: Força maior (2014), de Ruben Östlund

https://www.youtube.com/watch?v=Xf6fxz1mI6g

Legenda: O toque da meia noite (1965), de Orson Welles

Legenda: Burroughs: the movie (1983), Howard Brookner

Legenda: Baal (1969), de Volker Schlöndorff

Legenda: P’tit Quinquin (2014), de Bruno Dummont

Legenda: O velho do restelo (2014), de Manoel de Oliveira

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.